segunda-feira, 23 de março de 2009

Arruda e Roriz disputam liderança no DF

Na FOLHA DE S.PAULO:

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), e seu antecessor, Joaquim Roriz (PMDB), lideram na disputa pelo comando da capital do país em 2010. De acordo com a mais recente pesquisa Datafolha, eles estão tecnicamente empatados, apesar da vantagem do democrata em pontos percentuais.
Enquanto Arruda obtém 40% e 41% nos dois cenários em que aparece como candidato, Roriz conquista 35% e 36%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, por isso o empate técnico.
No primeiro cenário, Arruda está com 41% das intenções de voto e Roriz aparece com 35%. Já o ex-ministro dos Esportes Agnelo Queiroz (PT) tem 7% e o senador Gim Argello (PTB), que ficou com a vaga após Roriz renunciar ao Senado, fica com 3%. Nessa situação, votos em branco ou nulos são 9%, e 6% estão indecisos.
Na segunda situação, com o deputado Geraldo Magela como nome do PT, Arruda tem 40% e Roriz, 36%. O petista tem 7% e Argello, 3%. Nesse caso, 8% votariam nulo ou em branco, 6% se dizem indecisos.
Em outro cenário em que Arruda é substituído pelo vice-governador Paulo Octávio (DEM) como candidato, Roriz lidera com folga. O ex-governador chega a 46% contra 22% de Paulo Octávio. Agnelo fica com 9% e Gim Argello mantém 3%.
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados são questionados sem a apresentação prévia dos nomes dos candidatos, Arruda fica 17 pontos percentuais à frente de Roriz. Dos entrevistados, 34% querem reeleger o governador e 17% preferem o peemedebista.
No mesmo caso, Paulo Octávio ficou com 2%. Já os petistas Agnelo e Magela não passaram de 1%. Apesar de ter sido citado pelos entrevistados, Gim Argello não chegou a 1%. Votos brancos e nulos somam 5% e 35% não sabem em quem votar.
Arruda leva vantagem sobre Roriz entre os eleitores mais jovens, mais ricos e com maior escolaridade. Nos cenários em que concorre, obtém 46% entre pessoas de 25 a 34 anos. Ele chega a 60%, entre os que tem ensino superior, e a 55%, entre as pessoas com renda superior a dez salários mínimos.
Governador por quatro mandatos, Roriz lidera entre os que tem ensino fundamental, com percentuais que variam de 49% a 63%. Entre os de menor renda, tem melhor desempenho, com variação de 43% a 58%.

2 comentários:

Anônimo disse...

Depois reclamam.Nós somos os culpados; elejemos essas múmias-bandidas e outros tipos de enganadore(a)s da boa fé do distinto público.

Poster disse...

Uma tristeza, não é Anônimo.
Impressionante com esse eleitorado não se corrige.
Abs.