quinta-feira, 12 de março de 2009

Apoio às grávidas

No AMAZÔNIA:

O número de adolescentes grávidas desamparadas em Belém deve diminuir até o final deste ano. O motivo é o projeto 'Casa de Acolhida Carinho de Mamãe', que consiste na criação de um local para atender gestantes que não têm condições de administrar a gravidez. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Cáritas Metropolitana de Belém e a Comissão Arquidiocesana em Defesa da Vida. A ideia já está sendo posta em prática e a Casa, que está em construção, deve começar a atender a comunidade até o próximo mês de dezembro.
De acordo com João Bosco, presidente da Cáritas de Belém, a Casa irá ajudar as mães mais desfavorecidas e deve ajudar a reduzir o índice de abortos. 'Todo os dias nós temos conhecimento de vidas humanas que são desperdiçadas por falta de assistência, de orientação. Através desse projeto queremos não só salvar as vidas das crianças que ainda nem nasceram, como também resgatar a dignidade dessas mães, que muitas vezes assumem a condição de gestante sem ter a intenção'.
A Casa funcionará na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Aristides Lobo, em um espaço de 20mx23m. São dois terrenos com proprietários diferentes que serão unidos para a construção do estabelecimento. Bosco conta que a Cáritas idealizou o projeto, cuidará das reformas e do equipamento necessário. Quando pronta, ela será administrada pela comunidade 'Família de Nazaré'. 'Para conseguirmos dar o apoio necessário, o espaço contará com berçário, quartos de descanso, capela, ambulatório e uma minifarmácia', disse.
Ele também explicou os serviços que ficarão à disposição da população. 'As grávidas que necessitarem de apoio vão receber tratamento médico, psicológico e espiritual. Após o parto, elas vão passar um período de até seis meses recebendo todo tipo de assistência. Também faremos um serviço de orientação profissional - providenciaremos cursos semiprofissionalizantes, como manicure, pedicure, cabelereira. Isso para que elas consigam se manter sozinhas após o atendimento', contou.
A verba para a concretização do projeto é oriunda da Campanha da Fraternidade 2008 e do Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas ainda depende de apoio financeiro para ser realizada. Quem quiser colaborar, pode entregar as doações na sede da Cáritas em Belém (José Malcher, 915). Os contribuintes também podem entrar em contato pelos telefones (91) 3225-0370, (91) 3230 -2284 ou pelo e-mail caritasbelem@hotmail. com.

Nenhum comentário: