terça-feira, 25 de novembro de 2008

Tribunal nomeia interventor para Serra Pelada

No AMAZÔNIA:

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Pará, Maria Rita Xavier, nomeou ontem o coronel da reserva do Exército, Guilherme Ventura, como interventor da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), que tem 43 mil filiados. Ventura, que já foi secretário de Segurança Pública e comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, é uma indicação pessoal do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. A missão de Ventura é 'levar a paz ao garimpo' e promover eleições para a Coomigasp dentro de quatro meses.
O coronel irá assumir o cargo ainda esta semana e deve entrar em Serra Pelada protegido por forças policiais devido ao clima de tensão que reina no garimpo desde sábado, após a morte do garimpeiro Manoel Batista Oliveira, de 72 anos, assassinado por pistoleiros. Ninguém foi preso até agora, mas os autores já estariam identificados, segundo a polícia. Eles seriam ligados ao grupo do ex-prefeito e coronel da reserva do Exército, Sebastião Rodrigues de Moura, o Curió, um dos homens fortes do regime militar de 64 na repressão à guerrilha do Araguaia. Curió mantém ainda uma resistência minoritária em Serra Pelada contra a vontade da imensa maioria dos garimpeiros e suas entidades, que exigem mudanças e melhorias das condições sociais no povoado de 9 mil habitantes.
Em nota, a Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada (Agasp Brasil); Frente de Defesa e dos Direitos dos Garimpeiros de Serra Pelada (Freddigasp) e a Associação dos Bairros de Curionopólis e de Serra Pelada (Abasp) se dizem 'indignadas' com o crime e exigem das autoridades paraenses a rápida apuração dos fatos e a prisão dos criminosos.
Ao se posicionar a favor de uma comissão interventora para a Coomigasp, com a tarefa de administrar e convocar eleições limpas, democráticas e seguras, no atendimento ao sentimento da maioria do povo garimpeiro, a desembargadora Maria Rita Xavier, segundo as três entidades, foi extremamente fiel na decisão 'para o estabelecimento da ordem, da legalidade e da paz social'.

Nenhum comentário: