quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Terror e um morto em ataque ao BB

No AMAZÔNIA:

Um rapaz morto e um cabo da Polícia Militar (PM) baleado sem gravidade em um dos braços, seis pessoas feitas reféns além de muito pânico na cidade. Este foi o saldo de um assalto cometido na manhã de ontem na agência do Banco do Brasil (BB) do município de São Domingos do Araguaia, que fica a cerca de 60 quilômetros de Marabá, sudeste do Pará. O crime foi praticado por um bando armado, composto de entre 15 a 20 pessoas, segundo informações de testemunhas. A quadrilha fugiu levando elevada soma em dinheiro. A gerência do Banco, no entanto, não informou o valor roubado pelos assaltantes.
A ação dos bandidos, que se dividiram em dois grupos, começou por volta de 9h30. Enquanto parte do bando seguia diretamente para a agência bancária, situada no centro da cidade, outros elementos invadiram o destacamento da PM, localizado poucos metros da agência. Pegos de surpresa, os policiais militares, que ainda estavam se vestindo para começar o dia de trabalho, nada puderam fazer. Mesmo sem tentar qualquer reação, o cabo Cardoso acabou sendo baleado, mas sem gravidade. Os militares foram levados para o banco para servirem de escudo humano.
Enquanto isso, na agência do Banco do Brasil estava sendo implantado o terror. Os membros da quadrilha já chegaram atirando, provavelmente para evitar qualquer reação por parte dos vigilantes da Norsergel, empresa que presta serviço de segurança para a instituição financeira. Dionísio B. Santos Neto e Edilson Rosemiro, os guardas, foram manietados, ficaram sem as armas e ainda foram levados como reféns pelos assaltantes. Os bandidos arrebentaram as portas de vidro do banco na base de metralhadas e tiros. 'Eles usavam até um fuzil AR-15', disse uma estudante que, segundo ela, passava pela rua na hora que os assaltantes começaram a invadir a casa bancária. 'Foi muita gritaria e corre-corre', disse a jovem, que prefere não se identificar. Corajosa, ela correu para a esquina e dali ficou filmando com seu telefone celular, o que acontecia pelo menos na porta da agência. Ela registrou o som de tiros e gritaria, vindos de dentro da agência. Um rapaz também teve a mesma idéia e filmou parte da ação dos marginais. Inclusive conseguiu gravar alguns dos assaltantes que ficaram na praça dando cobertura para os comparsas. Mas, por causa da distância, a imagem não ficou muito nítida.
A ação da quadrilha durou menos de 15 minutos, mas o suficiente para causar pânico entre funcionários e clientes que se encontravam na agência. De acordo com o segurança Dionísio, o banco estava bastante movimentado. Era dia de saque dos aposentados e, por ser início de mês, é tempo de grande movimentação financeira por parte dos correntistas.
Na fuga os assaltantes levaram como reféns os dois vigilantes (Dionísio e Edilson), o vereador recém-eleito para a Câmara de São Domingos, identificado apenas como Valdivino, o mototaxista conhecido como 'Seba', uma mulher que seria a esposa do vice-prefeito do município, informação que não foi confirmada, além do sargento Delmiro, este o comandante do destacamento de São Domingos. O cabo Cardoso, que sangrava bastante, foi deixado pelo bando.
A quadrilha fugiu em direção ao município de São Geraldo do Araguaia, mas enveredoupor uma estrada vicinal que tanto pode sair em Eldorado dos Carajás, em Piçarra, ou desviar para várias outras localidades da região. 'Local de difícil acesso e de muitas estradas secundárias', explicou um morador da região.
Os reféns foram abandonados 20 quilômetros depois, no local conhecido como vicinal 'Água Fria', situada dentro do Projeto de Assentamento Cocal. Ali eles tocaram fogo em um Gol preto usado na fuga, e seguiram na Saveiro prata, esta tomada de assalto, também ontem, em Marabá. Foi na carroceria da Saveiro que os reféns foram levados até ali.

Nenhum comentário: