quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Presos seis ladrões da Fiepa

No AMAZÔNIA:

Seis acusados de fazer parte da quadrilha que invadiu e saqueou o prédio da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) na sexta-feira passada foram presos, ontem, por policiais da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Parte do material roubado no assalto - entre computadores portáteis, projetores, aparelhos de DVD e monitores - foi recuperada. A polícia procura agora pelo menos seis outros envolvidos no crime. Doze homens armados renderam os vigilantes e invadiram o prédio da Fiepa entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira. Eles levaram equipamentos eletrônicos e documentos durante uma ação ousada, que durou mais de cinco horas.
Um dos três presos que confessaram envolvimento com o crime é inspetor em uma empresa de segurança de Belém. Na casa dele, a polícia encontrou, além dos objetos roubados, um Fiat Uno sendo desmanchado.
Richard Gonçalves Sardinha, 28 anos, que é inspetor de segurança, negou ter participado do assalto ao prédio da Fiepa. Contou ter comprado o material apreendido de um amigo de prenome 'Fábio Alex' e ter pago R$700 por dois notebooks e cinco monitores de LCD. 'Se eu ‘tô’ envolvido com essa história é por ter comprado esses computadores. É por isso que eu ‘tô’ nessa'.
Outros dois integrantes da quadrilha foram presos na casa de Richard, na Cidade Nova 5. Eles trabalhavam no desmanche de um carro roubado, quando os investigadores da delegacia do Marco invadiram o imóvel. Segundo a polícia, o carro não era o mesmo usado na fuga da quadrilha e teria sido roubado na madrugada de segunda-feira na avenida Almirante Barroso. O dono do carro esteve na delegacia para retirá-lo, ontem de manhã.
José Maurício Monteiro da Conceição, de 31 anos; Silvam da Mota dos Santos, de 37; Edivaldo Ribeiro Teixeira, 38; e Raimundo Jovino Oliveira Pedreira, de 42, vão responder pelo crime de formação de quadrilha e receptação. De acordo com o delegado Éder Mauro, da DPol do Marco, Richard, José Maurício e Silvam confessaram, aos policiais, envolvimento com a invasão do prédio da Fiepa. Os três negaram a informação à reportagem.
Waltemir Modesto Pinheiro, o único detido que se manteve com a cabeça encoberta durante a apresentação, será enquadrado pelo crime de receptação. Na casa dele, na Cidade Nova 8, a polícia encontrou os dois notebooks roubados que teriam sido comprados por Richard. Os outros dois acusados apresentados ontem foram presos no Paar.
'Ainda não tivemos tempo de ouvir todos eles e não dá para dizer ao certo qual a participação de cada um. Estamos encaminhando todos para a DRCO, onde já existe um inquérito para este caso', afirmou o delegado Éder Mauro. Segundo ele, o grupo que invadiu o prédio da Fiepa na sexta era formado por doze homens, que podem ter recebido o apoio e a orientação de outras pessoas. A polícia continua as investigações na tentativa de localizar o restante do grupo.
'A investigação continua. Nós não descartamos a possibilidade de alguém, de dentro da Fiepa, ter passado informação para eles. Doze pessoas não iam invadir um prédio no centro da cidade se eles não tivessem certeza de que tinha alguma coisa de valor dentro', concluiu Éder Mauro.
Ação - Na última sexta-feira, dia 14, doze homens invadiram o prédio da Fiepa, na travessa Quintino Bocaiúva. Eles renderam e amarraram os dois vigilantes que estavam de plantão e os prenderam em uma sala. Os bandidos invadiram várias salas e fugiram levando documentos, datashows e computadores. O assalto durou cerca de cinco horas entre a noite da quinta-feira e a madrugada da sexta-feira. O expediente na Fiepa, onde funcionam os escritórios do sistema 'S' e de diversos Sindicatos foi suspenso.

Nenhum comentário: