domingo, 2 de novembro de 2008

Massa tenta quebrar jejum brasileiro de 17 anos

Do UOL Esporte:

Chegou o dia. Depois de 17 anos o Brasil finalmente tem a chance de voltar a ganhar um Mundial de Fórmula 1. Neste domingo, a partir das 15h no autódromo de Interlagos, Felipe Massa pode se tornar o primeiro piloto brasileiro a se sagrar campeão mundial desde o título de Ayrton Senna em 1991. Mas, para isso, o ferrarista terá que contar com um 'milagre' no Grande Prêmio do Brasil para superar o inglês Lewis Hamilton, da McLaren.
Massa, que vai largar na pole position, está sete pontos atrás de Hamilton no Mundial. Para ser campeão, o brasileiro precisa vencer a corrida e torcer para que o inglês não passe de um sexto lugar. Massa também conquistará o título se terminar em segundo e Hamilton chegar, no máximo, em oitavo. Qualquer outro resultado dará o campeonato para o piloto da McLaren.
"Esta será a prova mais importante da minha vida. É uma corrida especial e se ganhar vou realizar um sonho de criança", revelou Massa, que terá novamente a companhia de seu amuleto (uma cueca que usa sempre no treino oficial e na corrida) para obter a 11ª vitória na carreira.
Massa terá ao seu lado na primeira fila em Interlagos o italiano Jarno Trulli, da Toyota, que conseguiu uma surpreendente segunda colocação no treino oficial. O finlandês Kimi Räikkönen, da Ferrari, largará em terceiro lugar, uma posição à frente de Hamilton.
O milagre que Massa espera em Interlagos pode, literalmente, cair do céu. Segundo a previsão do tempo, a chance de chover durante a prova é de 80%. Na temporada, a McLaren mostrou melhor rendimento em pista molhada, mas Massa tem um excelente desempenho em Interlagos e, com chuva, aumenta a possibilidade de problemas para Hamilton.
Assim, o brasileiro faz questão de jogar toda a responsabilidade da corrida para cima de Hamilton. "Acho que a pressão está nos ombros dele, porque não tenho nada a perder, já sou segundo", disse Massa.
Com boa vantagem no Mundial, Hamilton tenta evitar o deslize do ano passado, quando também chegou ao GP do Brasil como favorito ao título e viu o campeonato parar nas mãos de Räikkönen. "Sei que não preciso ganhar a corrida para ficar com o título", disse o inglês, que pode se tornar o mais jovem campeão da categoria.
Caso Massa derrube o favoritismo de Hamilton e conquiste o Mundial, ele se tornará o quarto brasileiro a se sagrar campeão da Fórmula 1, juntando-se assim a Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Nenhum comentário: