quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Lula destaca energia do Pará

No AMAZÔNIA:

A segunda casa de força da Usina Hidrelétrica de Tucuruí foi inaugurada oficialmente ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Acompanhado da governadora Ana Júlia Carepa e dos ministros Edson Lobão, das Minas e Energia; Carlos Lupi, do Trabalho; e Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, Lula fez a primeira parada nas obras das Eclusas de Tucuruí, que foram retomadas no ano passado e vão permitir a navegabilidade integral dos rios Tocantins e Araguaia. Depois o presidente seguiu para a solenidade de inauguração na Hidrelétrica de Tucuruí, que, com a segunda casa de força em pleno funcionamento, atinge a potência instalada de 8,3 mil megawatts e se torna a maior hedrelétrica totalmente brasileira, e a quarta maior usina do mundo.
Em seu discurso, o presidente Lula considerou um momento histórico inaugurar a conclusão da hidrelétrica de Tucuruí, e garantiu que as eclusas serão inauguradas em 2010, conforme o cronograma da obra. Ele também garantiu que todas as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão mantidas no mesmo ritmo. 'Essa é a melhor resposta do governo federal para a crise financeira que atingiu o mundo, mas não fez o Brasil quebrar como aconteceu durante todas as outras crises mundiais', afirmou o presidente.
Ele disse que Tucuruí é o exemplo de obras de desenvolvimento que o Brasil precisa para continuar a crescer e se tornar uma grande economia, sem depender do que acontece em outros países, e voltou a falar da crise que, segundo ele, não pertence ao Brasil. 'Essa crise nasceu no país que é o maior símbolo do capitalismo mundial, mas nós não vamos parar o Brasil por causa dela, como querem alguns pessimistas. É claro que vamos ter cautela, mas digo aos empresários que nesse momento o Estado brasileiro tem condições de dar o suporte que o mercado não está tendo. Vamos conceder créditos e incentivos. Há muitos brasileiros ávidos para exercer seu potencial de consumo, querendo comprar carros, casas, artigos eletrônicos e muitos outros bens que os países desenvolvidos já adquiriram, por isso não vamos recuar, vamos acelerar', disse Lula, que além dos ministros estava acompanhado do presidente da Eletronorte, Jorge Nassar; do presidente da Eletrobrás, José Antonio Lopes e do prefeito de Tucuruí, Cláudio Furman.

Dilma confirma construção de Belo Monte
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, também destacou a importância de Tucuruí e do potencial do Pará na produção energética brasileira, e anunciou a licitação da usina hedrelétrica de Belo Monte para no máximo até o final do primeiro semestre de 2009.
Com a inclusão de Belo Monte nas obras do PAC, ela diz que os investimentos no Pará vão somar R$ 18,3 bilhões, com obras como a pavimentação das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá, das próprias eclusas e do linhão de transmissão Tucuruí-Macapá-Manaus. 'Durante muito tempo os governos tiveram a cultura de concentrar investimentos nas regiões sudeste e sul, mas nós entendemos que os recursos devem ser equacionados para que todas as regiões possam crescer, e no caso do Norte em especial, por todo o suporte que dá alguns setores da economia brasileira', disse a ministra.

Nenhum comentário: