sábado, 1 de novembro de 2008

Édson Franco volta

Essa é a manchete da nova edição do “Comunicado”, o informativo da Unama.
Na primeira página, está publicada uma carta que o professor Édson Franco, ontem reconduzido ao cargo de reitor por força de decisão judicial, encaminhou ao professor Antonio Vaz, que então ocupava a reitoria da instituição e ao qual se refere como “meu querido amigo”.
Na carta, Édson Franco menciona seu desalento com episódios durante os 60 dias em que passou afastado da Unama. “Lamento que nesse tempo minha sala haja sido arrombada às caladas da noite e dela tenha sido subtraído um quadro, generosamente oferecido pela Mendes Publicidade”, deplora o reitor.
Édson Franco manifesta, por fim, seus anseios de que, daqui para a frente,” seja dado um ponto final em tudo quanto aconteceu. A única e efetiva vitoriosa em tudo isto é a Unama.”
A seguir, a íntegra da carta:

-------------------------------------------

Substituo a minha Conversa com o Reitor pela carta de retorno que tive a honra de encaminhar ao meu querido amigo Professor Antonio Vaz:
"Caríssimo Professor Antonio Vaz,
Retorno à Reitoria da Universidade da Amazônia com o mesmo espírito de humildade e de serviço que sempre nortearam a minha vida pessoal e profissional, da qual Vossa Magnificência é testemunha inconteste.
Retorno depois de mais de sessenta dias de longo empenho para que se estabelecesse a normalidade legal na Universidade da Amazônia, tudo fazendo para evitar o recurso à Justiça. Retorno para cumprir o meu mandato até 22 de novembro do próximo ano, se assim a Justiça achar que tenho o direito.
Deixei a Reitoria da Universidade da Amazônia para lutar contra a venda da Universidade, embora sempre declarando que se todos os meus sócios realizarem a venda não serei eu a ficar para apagar a luz. Um sonho e uma realidade, acalentados durante mais de três décadas com todos os meus companheiros de ideal, não pode aceitar submeter-se simplesmente aos caprichos do capital. Fui impedido de retornar e fui rejeitado de sopetão sem qualquer direito elementar de defesa.
Quero que meu primeiro agradecimento seja a Deus. Ele sempre me protege de forma escandalosa, como sempre digo. Se estive afastado de testemunhar a visita da Mãe dos Paraenses, colhi a nímia gentileza de meus diletos amigos da Guarda de Nossa Senhora, que fizeram a imagem da Virgem parar ligeiramente no Cesep.
Quero, por segundo, agradecer do fundo do meu coração, ao ilustre Vice-Reitor, dotado da mais excelsa generosidade e do maior espírito de humildade e sacrifício que só me fazem nele espelhar os meus dias.
Com Vossa Magnificência tudo farei para prosseguir no seu trabalho, continuidade do meu trabalho e que demonstrou à saciedade que soube fazer a Unama tanto que nada parou e tudo aconteceu como previsto. Lamento que nesse tempo minha sala haja sido arrombada às caladas da noite e dela tenha sido subtraído um quadro, generosamente oferecido pela Mendes Publicidade.
Quero agradecer ao meu padrinho, defensor e amigo o Doutor Aurélio Corrêa do Carmo que patrocinou a minha causa com a convicção firme que o sucesso da mesma seria a vitória da Justiça.
Devo agradecer a todos os professores e funcionários da Unama aos quais, diariamente, nesse tempo todo, prossegui a cumprimentá-los em seus aniversários. As solidariedades foram muitas, algumas contundentes aguardando o meu retorno e outras, menos generosas, mas nunca sem esperança. Eles são os grandes tocadores da UNAMA e assim o serão.
Devo agradecer aos nossos alunos, razão de ser da nossa existência como professores, por saberem também rejeitar a venda da Unama, embora tenham demonstrado sua confiança na nossa instituição universitária, continuando na faina de aprender e nos ensinar. Agradeço aos milhares de candidatos ao próximo Vestibular que demonstraram confiança na Universidade.
Devo agradecer aos antigos alunos e a todas as instituições da sociedade paraense que me cumularam com palavras de solidariedade, jamais imaginadas.
Uma palavra de agradecimento tenho de expressar, com respeito e reverência, à mídia paraense, em todas as suas dimensões, que sou¬be acompanhar meus atos e que soube silenciar no momento oportuno, esperando uma solução justa para tudo.
Devo agradecer a todos os professores e funcionários da Unama aos quais, diariamente, nesse tempo todo, prossegui a cumprimentá-los em seus aniversários. As solidariedades foram muitas, algumas contundentes aguardando o meu retorno e outras, menos generosas, mas nunca sem esperança. Eles são os grandes tocadores da Unama e assim o serão.
Devo agradecer aos nossos alunos, razão de ser da nossa existência com professores, por saberem também rejeitar a venda da Unama, embora tenham demonstrado sua confiança na nossa instituição universitária, continuando na faina de aprender e nos ensinar. Agradeço aos milhares de candidatos ao próximo Vestibular que demonstraram confiança na Universidade.
Devo agradecer aos antigos alunos e a todas as instituições da sociedade paraense que me cumularam com palavras de solidariedade, jamais imaginadas.
Uma palavra de agradecimento tenho de expressar, com respeito e reverência, à mídia paraense, em todas as suas dimensões, que sou¬be acompanhar meus atos e que soube silenciar no momento oportuno, esperando uma solução justa para tudo.
Espero a continuada colaboração de Vossa Magnificência, como espero aguardar, daqui para a frente, que seja dado um ponto final em tudo quanto aconteceu. A única e efetiva vitoriosa em tudo isto é a Unama.
Retorno ao meu trabalho para recuperar algum eventual atraso ocorrido nesse tempo, fruto das inúmeras atividades desempenhadas por um reitor de uma universidade do porte da UNAMA.
Ajoelhado aos pés do Altíssimo peço humildemente por intercessão da Virgem de Nazaré que me dê saúde e vigor para desenvolver o novo projeto de gestão e o planejamento estratégico da UNAMA que tanto teria gostado de ter discutido desde o encontro de 25 de agosto. Muito obrigado a Vossa Magnificência."

Édson Franco"

E a todos, pelo apoio ao meu retorno!

3 comentários:

Anônimo disse...

É uma questão JURIDICA interessante, que depende dos juristas. Mas a UNAMA levou um sonoro dois na avaliação do MEC

Será que não se constitui em uma questão MORAL, que depende muito mais de homens de bem e de espíritos verdadeiramente cristãos?

Anônimo disse...

MEC?
O que isso?
Claro que sei. O corrupto, incompetente e político (pra não dizer coisa pior) Ministério da Idukassão e Curtura.
Tudo interesse político.
Põe politicalha nesse MEC patife, que só se preocupa com estatísticas formais e não com a verdade qualidade do ensino no Brasil.
Esqueçam o MEC e estudem mais, principalmente os "mestres" e "doutores" titulados...
Ah! sim... ia me esquecendo...
Os grandes mestres Orlando Bitar, Otávio Mendonça, Sílvio Meira, Daniel Coelho de Souza e Aldebaro Klautau tinham pós-graduação em mestrados e doutorados?
E Ruy Barbosa, Haroldo Valadão, Pontes de Miranda, Clóvis Beviláqua e Aliomar Baleeiro?
E os grandes mestres de hoje Zeno Veloso e Vicente Malheiros?
O MEC é uma grande merda nacional.
Talento não se adquire com meros títulos formais, mas com muito estudo, experiência, dedicação e competência.
Afinal, quem avalia o MEC?

Anônimo disse...

Talentoso jornalista

O nível precisa subir ou seu blog vira a lagtrina sugerida pelo Anônimo.

Parece que é porisso que a avaliaçao igual a 2 foi merecida.

É assim que os assuntos são tratados pelos "doutos" tresloucados da UNAMA? Se este Anônimo é Professor do curso de Direito, pelas citações às grandes figuras do mundo jurídico, estamos muito mal no Pará.

Obrigado pela oportunidade de pedir que subam o nível. Afinal, parecem ser civilizados, mas náo têm a mínima educação.

Não percam o tempo precioso para responder com agressòes verbais, pois vou desligar e não volto a este blog.