terça-feira, 4 de novembro de 2008

Democrata avança sobre território de Bush

Na FOLHA DE S.PAULO:

A poucas horas do dia da eleição, levantamentos dos cinco principais institutos de pesquisa norte-americanos apontam que Barack Obama deve manter todos os Estados vencidos por John Kerry em 2004 e avançar nos vencidos por George W. Bush, o que deixaria John McCain com poucas opções de chegar aos 270 votos necessários no Colégio Eleitoral para ser eleito presidente.
Nas pesquisas estaduais, Obama está à frente em Colorado, Nevada, Flórida, Virgínia e Ohio -embora em nenhum deles tenha vantagem confortável o suficiente para que eles possam ser colocados na coluna daqueles onde a sua vitória é certa, e sua frente tenha caído em relação a levantamentos anteriores.
Nos levantamentos nacionais, importantes por registrar o humor político do país, a vantagem do democrata se mantém. Na pesquisa do renomado Pew Research Center, Obama bate McCain por 52% a 46%.
No último levantamento Gallup, o democrata abre vantagem de 11 pontos percentuais, 53% a 42%, na maior vantagem desde que o instituto começou suas pesquisas diárias na última fase da corrida. Já no do "Wall Street Journal" com a emissora NBC, os números são respectivamente 51% a 43%.
Em 2004, pesquisa encomendada pelos mesmos veículos mostrava Bush um ponto à frente de John Kerry, 48% a 47%; nas urnas, o republicano acabaria batendo o democrata por 51% a 48%.
Importante ainda: entre os 44 milhões de eleitores que, segundo estimativa da Associated Press, votaram até sábado, o que é permitido em 30 dos 50 Estados americanos, os registrados como democratas batem os republicanos por 51% a 43%.

Mais aqui.

Nenhum comentário: