terça-feira, 18 de novembro de 2008

Comissão vai colher informações sobre morte de lavrador

O deputado estadual Arnaldo Jordy (PPS) propôs na Assembléia Legislativa a formação, em caráter de urgência, de uma Comissão de Deputados para colher informações sobre a morte do trabalhador rural José Ribamar Rodrigues dos Santos.
Ele foi assassinado durante ataque de oito pistoleiros, no dia 12 deste mês, ao Acampamento Sardinha, formado por 30 das famílias expulsas da Fazenda Forkilha, situada na divisa entre os municípios de Redenção e Santa Maria das Barreiras. José Ribamar foi executado na presença da esposa e dos três filhos, uma menina de três anos e dois meninos de sete e de cinco anos de idade.
O acampamento fica à margem da BR-158, próximo à Fazenda Vaca Branca (também conhecida por Fazenda Santa Maria). Segundo relatos, o ataque ocorreu por volta das 21h30, quando os pistoleiros, fortemente armados, encapuzados, vestidos com roupas camufladas e usando coletes, chegaram ao local disfarçados de policiais.
Eles só deixaram o acampamento quando as famílias correram para pedir socorro a dois caminhões que passavam na pista. Gravemente ferido, o lavrador José Ribamar Rodrigues dos Santos foi socorrido no Hospital de Redenção, mas não resistiu aos ferimentos.
Jordy lembra que, desde maio deste ano, após proposição de sua autoria, a Comissão de Direitos Humanos da Alepa vem fazendo audiências públicas em Redenção, confirmando as denúncias dos trabalhadores sobre as violências cometidas contra eles pela Operação Paz no Campo, executada pelo Governo do Estado em 2007.
Os trabalhadores apontaram a prática de coerção das famílias como fato gerador do clima de terror e intimidação que a população vive na região. Foram reiteradas informações sobre a simulação de afogamentos e o espancamento de mulheres, crianças e idosos.
Segundo os relatos, um policial conhecido como Caveira ameaçava os trabalhadores dos assentamentos, tentando expulsá-los da terra. Lideranças da área denunciaram ameaças de morte, inclusive o presidente da Associação do Assentamento da antiga Fazenda Bradesco. Algumas das vítimas da operação, cujos relatos na primeira audiência davam conta da violência cometida pelos policiais, já foram mortas ao longo desse período.
No requerimento protocolado ontem, Jordy pede que a Alepa, mais uma vez, dê conhecimento dos fatos ao Incra nacional, à Contag, ao Cebraspo, à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará, à OAB-PA, aos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Redenção, Xinguara, Rio Maria, Marabá e Conceição do Araguaia, à CPT Nacional e às CPT-Regionais de Conceição do Araguaia e Marabá.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário: