terça-feira, 7 de outubro de 2008

PT, PTB e PMDB elegeram mais

No AMAZÔNIA:

Três partidos políticos fizeram as maiores bancadas na Câmara Municipal de Belém, mas mantiveram o mesmo número de parlamentares eleitos no pleito municipal de 2004. PT, PTB e PMDB terão as maiores bancadas, pois elegeram cinco vereadores, cada. Em seguida vêm Democratas e PR com bancadas de três integrantes, cada. O restante das legendas que conseguiu fazer bancadas na CMB elegeu dois vereadores, cada (PSB, PSDB, PPS, PRB, PP, PV e PDT). A bancada que teve a maior redução foi o PSDB, que em 2004 elegeu cinco membros e nesta eleição só conseguiu fazer uma bancada de dois componentes. Dos atuais 35 vereadores de Belém, 13 não conseguiram a reeleição, outros nomes já conhecidos do cenário político local retornam à CMB a partir de janeiro de 2009 e poucos nomes são considerados novidade política da capital paraense. É o exemplo de surpresas como o Cobrador Pregador e Augusto Pantoja, que comporão a bancada do PPS, que aumentou de um para dois vereadores.
Outros nomes neófitos no cenário político de Belém, são os vereadores eleitos Teresa Coimbra e Rildo Pessoa, da futura bancada do PDT.
Nonato Filgueiras, eleito pelo PV, também é novidade e vai formar a bancada com o veterano Orlando Reis. Já o DEM também terá novos integrantes, como os médicos Fernando Dourado e Abel Loureiro, que comporão a bancada com o já conhecido Carlos Augusto Barbosa.
O PRB reelegeu o vereador Raul Batista, pastor da Igreja Universal, e que terá a companhia do novato Miguel Rodrigues na bancada.
O PR elegeu os três veteranos na CMB Gervásio Morgado, Mário Corrêa e Luiz Pereira. E o PP confirmou nas urnas a reeleição de Wandick Lima e Sahid Xerfan. A bancada tucana será representada apenas pelos vereadores reeleitos Nehemias Valentim e Paulo Queiroz. E o PSB saiu fortalecido com o vereador mais votado Iran Moraes, cuja expressiva votação puxou a vitória de Ademir Andrade para a CMB.
O PTB, partido do prefeito Duciomar Costa, reelegeu Raimundo Castro, Walter Arbage e Nadir Neves e terá novos integrantes que retornarão à CMB, após um período fora do parlamento, Pio Neto e Antônio Vinagre.
No PT, foram reeleitos Amaury Sousa, Alfredo Costa, Marquinhos e Adalberto Aguiar. Da próxima bancada petista, Paulo Fonteles dará lugar ao vereador eleito Otávio Pinheiro.
Por fim, na bancada do PMDB, foram reeleitos os vereadores José Scaff, Bispo Rocha, Vanessa Vasconcelos e Wanderlan Quaresma. Cândido Júnior não conseguiu se reeleger e cederá o espaço a Henrique Soares.

Nenhum comentário: