quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Por que meu voto vai para Priante

JOÃO CAETANO CARDOSO

"Ninguém sabe o que pode sair da cabeça de um juiz, da barriga de uma grávida ou das urnas numa eleição", diziam os antigos.
Não é bem assim.
Depois dos últimos escândalos no STF, da ecografia e da globalização patrocinada pela internet, as eleições estão cada vez mais previsíveis.
Se há seis meses fizéssemos uma pesquisa em Belém, a possibilidade de reeleição do prefeito Duciomar Costa seria zero. Sua rejeição era extraordinária.
Alguns meses, alguns milhões gastos com propaganda e algumas obras de R$ 1,99 depois, Duciomar continua fadado a perder a eleição.
Não adiantaram as pesquisas do Ibope, o apoio de veículos de comunicação, o bom desempenho do candidato na TV e no rádio. O eleitor já tinha decidido: vaza, Dudu.
Se você tem alguma dúvida do que estou tentando explicar, basta tirar o Priante e colocar outro no seu lugar. Imagine um segundo turno entre o Dudu e o Jordy, ou o Mário ou até mesmo com a Valéria. Dudu perderia de qualquer jeito.
A verdadeira eleição aconteceu no final do primeiro turno. E Priante venceu. Seu programa de governo, suas idéias a respeito de Belém se transformaram em detalhe. Todos querem Dudu longe da prefeitura.
Priante diz que vai lutar, trabalhar muito pra Belém voltar a ser ranqueada como uma cidade com razoável qualidade de vida.
Por mais que Duciomar argumente, Belém cresceu como o rabo do cavalo. Violência, saúde, educação, limpeza das ruas, turismo, geração de empregos, habitação. Em todos os setores, estamos muito abaixo do que deveríamos. Duciomar pode até não ser o único culpado, mas sem dúvida está entre os principais. Se foi omissão ou incompetência, agora não importa mais. Seu ciclo encerrou.
Vamos torcer para que Priante dê um novo gás na prefeitura. Traga novas idéias, novas pessoas. Ele parece ser um cara ousado. Precisamos de um prefeito assim, com coragem pra dar uma sacudida na cidade.
Priante entrou nessa eleição praticamente sozinho. Ninguém apostava uma ficha nele. Nem mesmo seu partido, totalmente focado nas eleições de Ananindeua.
Ao lado do longilíneo vice Zeca Pirão, Priante começou a caminhar pela cidade pedindo humildemente um voto aqui, outro ali. Firmou um discurso de oposição e se propôs a buscar onde fosse necessário o dinheiro para fazer as obras que a cidade precisa. Seus mandatos na Câmara Federal credibilizaram a proposta junto aos eleitores.
Até o belenense mais desatento sabe que a prefeitura não consegue mais dar um só passo com as próprias pernas. Precisamos do dinheiro do governo do Estado e do governo federal para funcionar.
Durante toda campanha, Priante fez questão de mostrar que é amigo do Lula e da Ana Júlia, as duas maiores fontes de recursos da prefeitura. Foi uma idéia inteligente e que, esperamos todos, na prática funcione.
Duciomar, nesse aspecto, também foi relapso. Deixou Belém de fora em muitas verbas federais. Tomado por uma estranha apatia, passou anos voltado para o próprio umbigo.
Na prefeitura, Priante vai ter que se mexer o tempo todo pra não ser acometido do mesmo mal que vitimou Duciomar. Vai ter muita coisa pra fazer e gente pra fiscalizar. No seu cangote estarão Jordy, o PT, as viúvas do Duciomar. E todos nós.

-------------------------------------------

JOÃO CAETANO CARDOSO, 22 anos, é morador bairro Jurunas e estudante de direito.
O Espaço Aberto fez convite idêntico à assessoria de campanha do prefeito Duciomar Costa, para que mandasse artigo de um eleitor do candidato petebista. Até agora, não obteve retorno.

3 comentários:

Anônimo disse...

Alguns , digamos assim, tópicos sobre o texto:
- nem uma linha sobre a sombra-barbalha que cobre o candidato?
- se o seu candidato "venceu", as urnas mentiram então?
- e o que dizer do seu "longilíneo" vice, que se ofereceu ao Duciomar e ao Mário até os 45 minutos do segundo tempo do prazo de inscrição para as eleições?
- Jordy no cangote? ou Jordy em algumas secretarias se ele vencer?

Em tempo: ambos os candidatos se equivalem, na enrolação e ausência de credibilidade.
Estamos entre o ruim e o péssimo.
Infelizmente.

Anônimo disse...

Urnas... Urnas... com tantos problemas nunca visto em Belém e a coincidência no mesmo momento que a família Barbalho está concorrendo as eleições... tudo bem deixa pra lá... entre o pior e o péssimo... prefiro o pior.
O Pior o ‘DUDU’ não ta tão desesperado assim... se você quiser prestar mais atenção nos fatos ou nos atos:
O Péssimo ‘Priante’ já perdeu o controle onde foi cortado mais de duas vezes nos debates até a Valéria deixou o cara suando e se o ‘Pior DUDU’ souber o cara vai ficar louco... é só falar sobre a grande família Barbalho... O ‘Péssimo Priante’ quero te dizer que o Priante é da família... não tem personalidade alguma... precisa de muito apoio pra tentar ganhar a campanha ... e como o Jader não perde nenhuma oportunidade... vc acha q o Mario Cardoso e o Jordy estão apoiando pq ? vc acha q os militantes do PT e os eleitores do Jordy estão do lado deles... fala sério... que decepção... tudo bem que vc vai se aliar para ganhar eleição... perder e se vender... puts... fala sério... ta até induzindo os eleitores da Marinô e da Valéria pra votar nele... ei moço... acorda... se as urnas tiverem problema de novo tudo fica por isso mesmo. Ele chegou no segundo turno e sabe como chegou... Barbalhos Barbalhos... eis a questão... e nós continuamos nas mãos dos poderosos. Você tem toda razão... política agora me dar náuseas. Sucesso pra você e para o povo.
bom, espero que o blog coloque esse comentário... de qualquer forma obrigada por ler... fiquem com Deus!
olha essa... entra neste site e veja o que o Jordy fala sobre as eleições... você leitor sabe o que acontece nesse meio político... e pensei como muitos que votaram no Jordy que ele não ia apoiar ninguém... bom, Jordy você perdeu sua chance... quanhou sei lá o que... e o povo sabe disso...
http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/belem/2008/10/10/ult6018u83.jhtm

Anônimo disse...

Sinceramente acho que estamos numa situação dificil, mais apesar de tudo acho que priante ainda é melhor para Belém, visto que o atual prefeito, concorrente de priante é muito ''inteligente''.
Será que um homem com esse Duciomar merece ser eleito? Muito cara de pau, se aproveitando da ingenuidade das pessoas carentes e fazendo asfalto ''adooidado'' pela periferia de Belém para conseguir votos dessas pessoas humildes que nao tem noçao dos deveres de um prefeito com a cidade.
A populaça´acha que asfalto é tudo. Que pena! ISso pq nunca precisaram de atendimento no pronto socorro da cidade, pois qd sentirem na pele vão ver que esse ''dudu'' nao faz nada em funçao da sociedade
O que ele quer é se reeleger a qualquer custo. Se ele nao fez nada nesses quatro anos vai fazer agora? quanta ignorancia...
Sabemos que a cidade tá um caos, que a violencia ta cada vez maior e que a saude nao funciona, que nao existe esses leitos que Duciomar afirma ter. Tenho parente que trabalha nesse pronto socorro e nada funciona la, a nao se que venha com uma cartinha do prefeito. Fazer o q?
Temos que mudar e eleger Priante, se ele nao fizer nada , trocamos novamente nas proximas eleiçoes. Agora o que nao pode acontecer é votar num prefeito que nunca fez nada por Belem, mais que as vesperas das eleiçoes faz asfalto na periferia para ganhar votos das pessoas pobres
Quando alguem estiver doente vai la no meio da rua e fica la no asfalto pra ver se vai ficar boa da doença. Quanta ignorancia e acima de tudo abuso desse prefeito que usa as pessoas humildes pra ganhar votos.