segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Círio das crianças dá exemplo de amor e fé

No AMAZÔNIA:

Uma romaria marcada pelo amor infantil e devoção das crianças à mãe de Jesus. Assim pode ser definido o Círio das Crianças, que desde 1990 sai às ruas do bairro de Nazaré, conduzindo milhares de crianças com seus pais, avôs e toda família em louvor à Virgem de Nazaré. Este ano, segundo estimativa do Dieese, a romaria contou com cerca de 200 mil participantes, incluindo os seguidores da procissão e o público que se agrega ao cortejo pelas laterais das transversais das avenidas Nazaré e José Malcher.
A grandiosidade da romaria já coloca o Círio das Crianças no terceiro lugar entre as manifestações populares que compõem os festejos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Ontem, a procissão começou às 8h20 e encerrou às 10h30, com a bênção às famílias participantes. Antes da procissão, o público presente participou da missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Orani Tempesta e pelo pároco da Basílica Santuário de Nazaré, José Ramos. Os dois religiosos orientaram as famílias sobre a criação dos filhos seguindo os valores cristãos, o amor a Cristo e à igreja, a fim de que a sociedade seja mais fraterna e mais justa.
Logo após a missa, o cortejo seguiu pela avenida Nazaré, acompanhado pela banda de música do município de Vigia de Nazaré. A romaria seguiu pela Alcinco Cacela até alcançar a Governador José Malcher, voltando para a avenida Nazaré pela travessa Doutor Moraes. Por onde passava, a romaria ganhava mais participantes.
Logo quando o cortejo entrou na Governador José Malcher, o arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico, não suportou o calor de mais de 30 graus e teve um mal-estar, por isso, foi retirado da procissão e atendido pela equipe da Cruz Vermelha.
Dom Zico seguia no primeiro carro da romaria, junto com algumas crianças na Barca da Santa. Após receber atendimento médico, ele foi levado para o arcebispado, já recuperado.
Além da Barca da Santa, outros quatro carros dos anjos compuseram o Círio das Crianças. Entre o primeiro e o segundo carro dos anjos foi colocado o carro da berlinda da Virgem de Nazaré, toda ornamentada de flores amarelas.
Ao final da procissão e da bênção apostólica às famílias, o público presente ao círio das Crianças ainda pôde assistir a apresentação da banda de música do projeto Vale Música. Cem crianças e adolescentes do projeto, sendo 50 músicos e 50 cantores, se apresentaram entoando cânticos regionais e empolgando o público com a homenagem à padroeira dos paraenses.

Nenhum comentário: