quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Petistas partem para o contra-ataque a Mário Couto

Cinco dias depois do senador tucano Mário Couto, um dos pré-candidatos do PSDB ao governo do Estado, ter ocupado a tribuna do Senado para criticar duramente a conduta da governadora Ana Júlia Carepa (aqui e aqui), os petistas deram o troco.
Como o PT do Pará não tem representante no Senado, e apesar do empenho da senadora Fátima Cleide (PT-RO) em defender Ana Júlia dos ataques de Mário Couto, a estratégia dos petistas foi reagir por aqui mesmo. E o ringue foi a tribuna da Assembléia Legislativa do Estado.
Na sessão de ontem, o deputado Carlos Bordalo fez um pronunciamento em que se referiu a Mário Couto como “bicheiro”, “contraventor” e “traficante”. E acrescentou: “O desequilíbrio do senador tucano tem duas origens bem marcadas: uma de caráter cultural e psicológico. È o preconceito machista contra a mulher. A mulher que não apenas é mãe e trabalhadora, mas a mulher que assume seu protagonismo social, que exerce o poder, que debate, que enfrenta a discussão política, que administra.”
A seguir, a íntegra do pronunciamento de Bordalo:

-----------------------------------------

Hoje, Exas., venho a esta tribuna, não apenas como deputado, mas como brasileiro e paraense indignado e envergonhado com o lamaçal e a baixaria que tomou conta do Senado brasileiro. Indignado fiquei com palavras do senador Collor, que apenas lembram as razões por que este senhor foi apeado da presidência da república.
Todavia, envergonhado estou como paraense ao tomar conhecimento do vômito verbal expelido ontem pelo senador do Pará Mário Couto, acusando a governadora do Pará de não se comportar como exige a dignidade do cargo.
Logo ele, bicheiro Mário Couto, o contraventor Mário Couto, o traficante que fez sua carreira política estribado nos recursos oriundos destas atividades criminosas.
Este senador desequilibrado Mário Couto, que como presidente da Assembléia Legislativa utiliza notas fiscais de venda de tapioca para saquear o erário e assim fazer seu caixa que permitiu com que chegasse ao Senado da República.
Ele, Mário Couto, falando de dignidade, quando é conhecido pelo apelido de “Mário Cotoco” , em razão de que, quando era deputado estadual, ter sido capa de jornal mostrando toda a virulência de seu dedo indicador em riste contra trabalhadores em educação que reivindicavam melhores salários.
Este inexpressivo, que tem na sua prestação de contas da verba de seu gabinete de senador impresso classificados como “convites finos” justamente às vésperas de seu casamento, mostrando qual a utilidade que tem para si seu mandato parlamentar.
Mas o Sr. Mário Couto tem boas razões para falar mal da governadora Ana Júlia, pois a governadora de seu partido, Yeda Crusius, é a maior desastre da política brasileira, tendo sido no dia de ontem denunciada pelo Ministério Público Federal por corrupção e improbidade. Este é o exemplo do PSDB de administração estadual – uma quadrilha governando o Rio Grande do Sul.
O desequilíbrio do senador tucano tem duas origens bem marcadas: uma de caráter cultural e psicológico. É o preconceito machista contra a mulher. A mulher que não apenas é mãe e trabalhadora, mas a mulher que assume seu protagonismo social, que exerce o poder, que debate, que enfrenta a discussão política, que administra. Contra esta o preconceituoso pede a condenação eterna a solidão, a ausência do lazer, a renúncia ao prazer. Se quer ter amigos, que fique em casa, se quer divertir-se, que o faça em casa, trancada, longe do mundo masculino que não suporta sua presença.
A governadora do Pará é um exemplo de dedicação e trabalho. Possui um expediente diário e uma agenda de trabalho que a mantém em seu gabinete e em compromisso de governo, desde cedo até à noite, entrando por finais de semana e feriado. Muito diferente daquele anterior que governava o Pará até então, famoso por passar semanas inteiras em pescarias, inclusive, na companhia do senador Mário Couto, quando, conforme os pescadores gostavam de se gabar nas suas histórias, se içavam até sereias. Aquele governador que praticamente não ia ao Palácio dos Despachos para trabalhar e do qual ninguém tem saudade.
A outra explicação para a verborragia de baixo nível do senador é a fixação cada vez mais nítida no Pará, de que as obras estruturais para necessárias ao desenvolvimento do Estado. Pela primeira vez vão sendo realizadas. É a inauguração das eclusas de Tucuruí, programada para 2010. A inauguração de pelo menos cinco grandes hospitais em quatro anos, dentre estes uma nova Santa Casa que vinha sendo até então sucateada. E o PAC Paraense com suas obras de saneamento e habitação. São as escolas reconstruídas, começando a ser entregue após o terremoto tucano, que as deteriorou. É a recomposição do efetivo da policia, que havia diminuído nos governos tucanos. São mais de 300 milhões de reais sendo investidos em rodovias só este ano.
Foi a implantação do maior programa de inclusão digital do Brasil, o Navega Pará. Será a instalação de uma nova universidade no Oeste do Estado, e o investimento de 5 bilhões de reais para construção de uma siderúrgica no município de Marabá, permitindo pela primeira vez uma efetiva verticalização da produção mineral do Estado.
São muitas obras e iniciativas. Obras e programas de governo que começam a mostrar como é possível, mesmo em um estado pobre como o nosso, utilizar os recursos públicos, com correção e eficiência. É isso que o senador não suporta, não suporta que uma mulher faça tudo isso, que uma mulher esteja à frente do Estado mais complexo da Amazônia e enfrente com coragem e determinação o desafio de governá-lo.
Mario Couto ao ver tudo isso sabe muito bem que hoje seu mandato não passa de ilusão, que logo, logo, será levado pela enxurrada de votos com que o povo paraense referendará os resultados de um governo popular, assim como tem feito com presidente Lula.

21 comentários:

Anônimo disse...

A Governadora teria evitado todo este bafafá se tivesse respeito pelo cargo que ocupa. Não se concebe o que ela faz, ela agora é Governadora e como Governadora deveria ter uma vida recatada.

Anônimo disse...

Já o que me envergonha é ver o Lula tratando o Collor a pão-de-ló.

Anônimo disse...

Bordalo mente que não se sente, ele diz que pela primeira vez vai se efetivar a verticalização da produção mineral no Pará com a usina da Vale que será implantada em Marabá. Na verdade o Pará chegou a beneficiar 0,5% do minério de ferro que exporta mas esse beneficiamento foi encerrado com o Governo corrupto da Ana Júlia fechando 10 usinas siderurgicas em Marabá e desempregando mais de 12 mil pessoas.

Não tem vergonha de falar que investe 300 milhões nas rodovias, porque as nossas estradas estão abandonadas, os asfaltamentos anunciados são pagos realmente, mas as empreiteiras contratadas só colocam pinxe e areia como na estrada de ajuruteua, alguém fica com o recurso, rouba descaradamente.

A Santa Casa sempre foi referência até essa Governadora assumir a transformá-la em referência de morte, foram centenas de crianças mortas, ai querem colocar um prédio em cima dessa história para que a gente esqueça, mas as familias que perderam seus filhos pelo descaso desse governo não se esqueceram nunca.

Ele tem coragem de dizer que vai inaugurar 5 hospitais nesse momento em que os pacientes do Ofir Loyola estão sendo exportados para outros Estados ou morrendo porque a quimioterapia deixou de funcionar nesse hospital que também era referência.

Ele fala de escolas reconstruidas num momento que evasão escolar bate recorde pela falência dessa secretaria que se meteu em corrupção grosseira, e os professores recorrem a greve e são tratados como bandidos pela polícia.

Fala dessa porcaria do Navega Pará como se essas lans públicas fossem resolver algum problema do povo, que tá sofrendo e muito com o desemprego crescente, mais consequência desse desgoverno do que da crise mundial.

Nessa terra de sofrimento, de miséria do desemprego, de morte a mingua por falta de médicos, alastrada pela bandidagem incontida, no último ano de governo e tudo que ela tem a falar é promessa do que vai fazer porque não fez nada a não ser se servir.

E pra charlar é o seguinte: Se alguém ousar criticar a governadora, ela tem deputados para com mentiras defendê-la e ao mesmo tempo denigrir a imagem do pobre coitado que ousar. Graças a Deus temos o Mário Couto.

Anônimo disse...

Bordalo tire da sua fala o que a Governadora vai fazer e fale apenas do que ele fez, afinal de contas já é quase 3/4 do governo dela.

Anônimo disse...

Bordalo você pode provar uma só das acusações que você faz levianamente contra o Mário Couto??? Prove! O ônus da prova é de quem acusa!

Anônimo disse...

Não de esquece defensor da ana júlia que esse governo esta acabando e se depender da vontade do povo todos os que roubaram vão preso, não vai ficar impune!

Anônimo disse...

Isso, era tudo o que o senador Mario Couto queria. O PT e o governo Ana Julia caíram na armadilha.
Mario, aos poucos se torna o único anti-Ana Julia e isso só faz alavancar a sua candidatura ao governo.
O eleitor está tão indignado que espera um político que mostre esse sentimento entalado na garganta.
Mário exagerou ? Acho que sim.
Mas que é por aí, é.
VPF

Anônimo disse...

Agora porque essa zinha é mulher ela pode tudo, até deixar um delegado que defendeu a prisão de uma menina junto com homens na cela. Mas tudo bem coitadinha da Governadora ela é mulher.

Anônimo disse...

Ressalvada a péssima educação do senador, eles se merecem.

Anônimo disse...

Cadê o Mario Couto que não responde essas acusações?

Anônimo disse...

Que contravenção?
A mesma que o governo do Estado faz, hoje, vista grossa (o jogo do bicho)?
Isso é brincadeira, poupem-nos de tanta besterira!!!!!!! Sou eleitor e nenhum de vocês me engana!

Anônimo disse...

Dizer que o governo de Ana Júlia é melhor do que o da Yeda Crucius é balela.Dúvido que no Brasil exista governo pior do que esse da Donana. "Nunca antes na história desse pais, se viu governo pior"!

Anônimo disse...

I
Anônimo das 8:42, teu chefe não te ensinou também que é “degrinir” e não “denigrir”? Ele reiterou isso várias vezes na tribuna. Ou é vc que anda ensinando pra ele? E todos os tucanos juntos tiram zero em português, em educação e em tudo o mais no que se metem.
A Santa Casa estava era muito bem maquiada. Querem usar um dado atípico, de maio e junho de 2007, como referência, quando o padrão no governo tucano era uma seqüência de tragédias, sem qualquer tipo de apuração, providência ou mídia (muito bem paga). Em maio de 2002, por exemplo, foram 60 óbitos; em agosto de 2003, 62 óbitos; em junho de 2004, 63 óbitos; em abril de 2005, 51 óbitos; em novembro de 2006, 51 óbitos. O ano de 2004 apresentou o maior índice de óbitos neonatais, com 588 óbitos!
Na gestão tucana, a saúde era tratada assim: compra superfaturada e sem licitação de veículos e equipamentos oftalmológicos para o programa “Presença Viva” comandado por Valéria Pires Franco, que era secretária de Proteção Social. Fernando Dourado, que era secretário de Saúde e subordinado à Valéria, foi denunciado por beneficiar empresas de sua família em concorrências públicas. Licitação fraudulenta para a contratação da empresa Service Brasil para serviços de auditoria médica no PAS. A Service Brasil era ligada a Marcelo Gabriel, filho do ex-governador Almir Gabriel. A empresa faturava consulta e exames nunca realizados. Estima-se que o prejuízo ultrapasse os R$ 10 milhões. Fernando Dourado, aliado de Valéria, também participou das irregularidades no Iasep, contratando serviços de ambulância da empresa de sua família, a Prev Saúde.
Ta achando ruim a nova Santa Casa, é, Anônimo? Pelo menos, és coerente.
E quer desviar a atenção dos hospitais regionais que ficaram só no gogó? Foram inaugurados, sim, mas acima de tudo a cobertura do programa Saúde da Família, no Pará, que era de apenas 21,64%, saltou para 34% em 2008. Ainda serão investidos cerca de R$ 35 milhões em unidades de saúde e núcleos de apoio da família; a prevenção que os tucanos nunca valorizaram.

Anônimo disse...

II
Para os tucanos, a insegurança do povo era apenas uma sensação. De 1995 a 2007 foi assim: diminuição do efetivo da Polícia Militar, de 13 mil para 11 mil policiais; na Polícia Civil o efetivo permaneceu o mesmo; sucateamento da frota policial; não houve concurso público durante 12 anos!
Só em 2008, foram investidos R$ 241 milhões em operações, treinamento, aumento do efetivo e programas de enfrentamento à violência no campo e na cidade. Em dezembro, 1.500 novos policiais começaram a circular nas ruas. Em 2009, também houve ingresso de 1.900 policiais por concurso público.
A frota policial foi renovada com a aquisição de quase 600 veículos novos. Fora as embarcações para o combate aos “piratas”, a novíssima modalidade de criminosos, segundo o senador Mário Couto. Talvez por ser tão nova, o governo dele nunca tenha comprado embarcações. Até 2007, a Polícia Civil não dispunha de nenhuma embarcação para combater os crimes cometidos por piratas nos rios do Pará. O Governo Ana Júlia já comprou, entre 2007 e 2008, dez embarcações só para a Polícia Civil. Outras 20 embarcações serão entregues até setembro. A Polícia Militar, antes de 2007, possuía oito embarcações absolutamente sucateadas. Duas em funcionamento e as demais apenas com casco e motor. Três lanchas foram adquiridas pelo governo Ana Júlia e até o final do ano serão outras sete. No governo Ana Júlia, foi criada a Delegacia Fluvial. A embarcação faz o policiamento 24 horas no entorno de Belém. Agora, as vítimas, que antes precisavam se deslocar até a Delegacia da Cremação para registrar a ocorrência, podem fazê-lo sem sair da embarcação.
Tem ainda a qualificação dos servidores da segurança, através do Bolsa-Formação, com um incentivo financeiro de R$ 400, 00 mensais; monitoramento eletrônico da Grande Belém, com a instalação de 80 câmeras; as operações, como a “Paz no campo”, que já efetuou 40 reintegrações de posse em apenas 20 meses.
Na educação, só para refrescar a memória: das 1216 escolas estaduais 40% estavam em situação de penúria; déficit de 7 mil professores; sem concurso público e sem reajuste salarial há 12 anos; o Centro de Treinamento e Formação de Recursos Humanos da Seduc foi fechado; foram cortados os recursos para a política de educação indígena; a Coordenadoria de Educação Especial deixou de funcionar; mais de 90 mil jovens, entre 15 e 17 anos, estavam fora da escola; o número de analfabetos chegou à marca de 700 mil.
Emprego? Bem, segundo o Dieese, a situação durante o tucanato, era essa: cerca de 400 mil trabalhadores desempregados; servidores públicos sem reajuste salarial, sem ticket-alimentação e sem plano de cargos e salários; os sindicatos de trabalhadores sequer eram recebidos pelo governo demo-tucano; perdas salariais acumuladas de quase 75%; milhares de trabalhadores temporários sem perspectivas de efetivação.
A quem você pensa que engana? Todos sabem o que vocês fizeram nos governos passados. E antes que eu me esqueça, vá "degrinir" a imagem de outro.

Anônimo disse...

O "nobre deputado" que se sente indignado com Collor, deveria sentir vergonha também do Lula que tem o apoio de Collor no senado e a inda o recebe em seu gabinete no paláciodo Planalto secretamente. Tenho certeza que Mário Couto não é pior que Collor. Ah, não é mesmo.
Deputado sinta vergonha também do escândalo dos kits escolares, dos milhões pagos ao namorado da sua governadora pelo treianamento de pilotos que nunca existiu. Deputado envergonhe-se com a massagista da governadora pago com dinheiro público no inicio do seu [des]governo. E para completar, sinta vergonha do seu partido que mergulhou no maior lamaçal de corrupção da história desse país e ainde defende com unhas e dentes a permanência do Sarney no comando do Senado Federal. Sinta vergonha dos seus companheiros de partido que são aliados de gente como Renan. Ah deputado, nem vª Excª, nem sua governadora e muito menos o seu partido têm moral para falar mal de alguém. Ponha a mão na cosnciência analise e cale-se.

Anônimo disse...

Por acaso, o Senador Mário Couto falou alguma inverdade?

Com toda sinceridade, não entendo a irritação dos petistas, pois toda a cidade sabe - e comenta - que a governadora gosta da balada e da night.

Anônimo disse...

Pensei que essa onda do papudinho não voltasse mais.Voltou!!

Anônimo disse...

A melhor coisa para o PT é a condidatura de Mário Couto ao governo do Estado! Não tem candidato melhor... É um troglodita fácil de desmascarar em uma campanha.

Anônimo disse...

O "dedo sujo" do Bordalo, da governadora e do PT não têm moral de apontar para ninguém...

Anônimo disse...

Anônimo das 00:23 não é so o dedo dessa gente que está sujo não, são as mãos que estão sujas de sague de crianças, sofrimento de muitos e dinheiro de todos.

Anônimo disse...

Os discursos do senador Mario Couto, que até pouco tempo era chamado por mídia local de tapiocou e mario zoocouto, são no mínimo machistas e preconceitusos. Muito. Quantas mulheres hoje não são separadas, trabalhadoras, mantenedoras de seus filhos, têm seus momentos de lazer sem perder a dignidade? Francamente, qual o problema, se não o machismo e o preconceito? Tanto quanto as notinhas e charges publicadas recentemente.