sexta-feira, 25 de abril de 2008

Trem expresso deve ficar pronto em 2010, diz secretário

Na FOLHA DE S.PAULO:

O governo do Estado anunciou ontem um acordo para a construção de uma linha de trem ligando a estação da Luz (centro de SP) ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, além de uma nova linha de metrô que passará pelo aeroporto de Congonhas (zona sul de SP).
A previsão é que as obras fiquem prontas em 2010, afirmou o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella. Segundo ele, o acordo foi firmado após um encontro do governador José Serra (PSDB) com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Pelo acordo, o governo federal cederá galpões da Infraero para a construção de um terminal de passageiros da linha de trem em Cumbica -batizada de Expresso Aeroporto- e arcará com parte do custo das obras do metrô até Congonhas.
O Expresso Aeroporto, que desde o ano passado é defendido por Jobim como uma das alternativas para descongestionar o aeroporto de Congonhas, será feito em concessão à iniciativa privada, que bancará parte da obra, comprará trens, construirá os terminais e cuidará da operação da linha.
"O Ministério da Defesa vai autorizar a concessão dos terminais da Infraero. Isso vai permitir soltar o edital bem próximo, em dias, no máximo semanas", disse Portella.
O projeto aproveita parte dos trilhos já existentes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a obra de expansão do trem até o Parque Cecap, em Guarulhos.
O governo do Estado vai investir cerca de R$ 2 bilhões na modernização e ampliação dessas linhas suburbanas de trem, beneficiando também o Expresso Aeroporto. Caberá à iniciativa privada concluir cerca de 9 km de trilhos entre a estação Engenheiro Goulart (zona leste) e o aeroporto.
Parte dos trilhos será compartilhada, embora os trens para Cumbica sejam exclusivos dos passageiros, com tarifa diferenciada -o valor será definido na licitação- e sem paradas. A previsão é que os 31 km sejam percorridos em 22 minutos.
O projeto prevê que os passageiros que forem a Cumbica possam, inclusive, fazer check-in e despachar as malas já na estação da Luz. Portella afirmou que em 2010 o Expresso Aeroporto deve iniciar a fase de testes para entrar em operação.

Mais aqui.

Nenhum comentário: