terça-feira, 8 de abril de 2008

Nova CPI dos Cartões é criada somente no Senado

Por decisão do presidente do Senado, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), o 1º secretário da Mesa, senador Efraim Moraes (DEM-PB), leu nesta terça-feira, 8, no plenário, o requerimento de criação de uma CPI exclusiva destinada a investigar denúncias de uso irregular de cartões corporativos do governo federal. O requerimento foi apresentado pela oposição com o objetivo de aprovar, em uma CPI exclusivamente do Senado, os pedidos de convocação de autoridades do governo rejeitados na CPI Mista dos Cartões Corporativos.

A CPI irá funcionar paralelamente à comissão mista já instalada com membros do Senado e Câmara para apurar o uso dos cartões corporativos. A nova CPI, segundo parlamentares, terá por objetivo ainda apurar o vazamento de um dossiê que teria sido montado na Casa Civil sobre as despesas feitas no governo Fernando Henrique Cardoso.

A leitura não significa, contudo, a instalação da CPI. Só depois de feita a leitura do requerimento, os líderes partidários têm cinco dias para indicar seus representantes na comissão. Se a base aliada não escolher seus nomes, o senador Garibaldi Alves tem a prerrogativa de fazer as indicações. Após a composição, a CPI é instalada, e são escolhidos o presidente e o relator.

 

Mais aqui.

Nenhum comentário: