terça-feira, 22 de abril de 2008

Minas tem que ter candidato a presidente, afirma Alencar

Na FOLHA DE S.PAULO:

O vice-presidente José Alencar disse ontem, no encerramento da cerimônia de celebração da Inconfidência Mineira, realizada na cidade histórica de Ouro Preto, que os mineiros devem ser "intransigentes" no apoio a um nome de Minas na disputa presidencial de 2010.
A declaração de Alencar, que estava na condição de presidente interino, foi feita logo após ele elogiar em discurso o governador Aécio Neves (PSDB-MG), um possível candidato a presidente -embora os ministros petistas Dilma Rousseff (Casa Civil) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) também sejam de Minas.
"Penso que os mineiros, de um modo geral, têm que estar intransigentemente ao lado de um candidato de Minas, desde que haja alguém com honorabilidade", disse o vice-presidente, que é mineiro.
Momentos antes, em discurso, Alencar afirmou que Juscelino Kubitscheck (1902-1976) foi o último presidente mineiro eleito diretamente pelo voto.
"Há mais de meio século o Brasil não vê novamente um mineiro eleito presidente", disse Alencar (PRB-MG).
Segundo ele, isso deixa com "saudade" não apenas os mineiros, mas também os "brasileiros que aprenderam a reconhecer Minas como fonte da brasilidade, da seriedade e do equilíbrio que os mineiros maiores do passado trouxeram como exemplo". Ele afirmou ver essas qualidades em Aécio.
Mas Aécio, uma vez mais, negou ser pré-candidato a presidente. Disse que sua participação na eleição não precisa ser necessariamente como candidato. "Eu tenho dito sempre que Minas vai estar presente na sucessão, pode ter candidato, pode não ter candidato e participar do processo. Eu acho apenas que é muito difícil que se construa um projeto de Brasil sem que Minas tenha uma presença e uma palavra de muito vigor", afirmou ele.

Mais aqui.

Nenhum comentário: