terça-feira, 22 de abril de 2008

FHC diz a Aécio que prefere Serra em 2010

Na FOLHA DE S.PAULO:

Em São Paulo, há menos de um mês, o governador Aécio Neves (MG), ouviu o ex-presidente Fernando Henrique manifestar uma preferência na disputa interna do PSDB pela candidatura ao Planalto em 2010: o governador José Serra (SP) deveria ser o candidato.
Isso desencadeou nova onda de aproximação de Aécio com o PMDB, que oferece ao tucano a sigla para concorrer em 2010.
A Folha obteve os relatos de interlocutores de FHC e Aécio. Todos dizem que o ex-presidente foi explícito na defesa da candidatura de Serra. "Política tem fila. Serra está na frente", disse FHC, segundo relatos.
O ex-presidente defendeu com ênfase a chapa puro-sangue. Serra na cabeça, Aécio na vice. FHC alertou o mineiro para o risco de divisão na sigla e do lançamento das candidaturas de Serra e Aécio, caso este opte por se filiar ao PMDB.
No cenário de racha tucano, no qual um dos dois desista e não reforce a campanha do outro, FHC avalia que a tendência seria eleger o candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também avalia que uma cédula com Serra pelo PSDB e Aécio pelo PMDB pode favorecer um petista.
Na conversa, Aécio disse que seria difícil justificar em Minas que não disputará a Presidência. Está no segundo mandato de governador. Suas outras opções seriam uma cadeira do Senado ou coadjuvar Serra.
FHC ponderou que Serra também teria dificuldade para não ser candidato. Ele é o líder em todos os cenários das atuais pesquisas sobre 2010. Já Aécio aparece entre os 10% e os 15%.

Mais aqui.

Nenhum comentário: