terça-feira, 8 de abril de 2008

Especialistas debaterão a certificação florestal

Durante os três dias da III Feira Brasil Certificado, de 16 a 18 de abril, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, especialistas e autoridades do Brasil e do exterior irão debater com o público experiências bem sucedidas em arquitetura e construção sustentável, compras responsáveis e oferta de produtos de florestas comunitárias, além de apresentar panoramas da certificação no contexto mundial, debater a certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal, na sigla em inglês) na indústria de papel e celulose e discutir desmatamento na Amazônia e mudanças climáticas.

Para a abertura da feira, no dia 16 de abril, das 13 às 15 horas, é esperada a presença de executivos de organizações, empresários e autoridades. Estão confirmadas as presenças do Ministro de Assuntos Econômicos da Holanda e Comércio Exterior dos Países Baixos, Frank Heemskerk, do presidente do Conselho Internacional do Forest Stewardship Council (FSC), Roberto Waack, dos secretários executivos do Imaflora, Luís Fernando Guedes Pinto, e do IMAZON, Carlos Souza Jr, e do diretor da Amigos da Terra-Amazônia Brasileira, Roberto Smeraldi.

A Feira receberá produtores e compradores de produtos certificados que começam a movimentar com força o mercado FSC no mundo, face ao aumento da demanda por esses produtos e a crescente exigência de empresas e instituições financeiras com política de compras sustentáveis. Os produtos com o selo FSC que serão apresentados na Feira garantem que o manejo florestal seguiu rigorosos padrões ambientais e sociais.

Durante três dias, os visitantes poderão conferir uma ampla gama de produtos certificados disponíveis no Brasil como móveis, objetos de decoração, utensílios domésticos, cosméticos e artigos de higiene pessoal, brindes, material escolar e de escritório, livros, embalagens e outros com a garantia de origem ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. Entre os setores que estarão representados na Feira estão processadores de produtos florestais madeireiros e não madeireiros, arquitetura, decoração, design, construção civil e comércio varejista.

Os consumidores poderão conferir em uma mostra especial a evolução do design de produtos certificados a partir do conceito de desenvolvimento sustentável, que utilizam matérias-primas provenientes de manejo florestal certificado.

 

Leia mais no Pará Negócios, o site do jornalista Raimundo José Pinto.

Nenhum comentário: