sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Brasil deixa de ser devedor e passa a ser credor internacional

Em O ESTADO DE S.PAULO:

Pela primeira vez na história, o Brasil deixou de ser devedor e passou a ser credor externo. O feito aconteceu em janeiro e foi anunciado ontem pelo Banco Central. Segundo relatório do BC, baseado em dados ainda preliminares, os ativos brasileiros no exterior superaram o total da dívida externa pública e privada em mais de US$ 4 bilhões no mês passado.
De acordo com o BC, o aumento das reservas internacionais em ritmo “sem precedentes” nos últimos meses e a antecipação de pagamentos da dívida externa permitiram ao Brasil deixar a posição devedora para ficar credor de outros países.
O relatório foi publicado na página do Banco Central na internet, mas dados completos serão divulgados apenas na próxima segunda-feira, dia 25. Em nota divulgada à noite, o presidente do BC, Henrique Meirelles, comemorou o feito.
“Essa melhora significa que estamos superando gradativamente um longo período caracterizado por vulnerabilidade e crises, causadas principalmente pela dificuldade em honrar o passivo externo do País”, afirma Meirelles. Ele destacou que os indicadores externos positivos são resultado da “implementação de políticas macroeconômicas responsáveis e consistentes, baseadas no tripé responsabilidade fiscal, câmbio flutuante e metas para a inflação”.
O relatório do BC lembra que a dívida externa líquida - resultado da diferença entre a dívida total e os ativos brasileiros no exterior - era de US$ 165,2 bilhões no início de 2003, período que coincide com o começo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Desde então, o indicador cai anualmente e em ritmo cada vez maior até a inversão dos sinais em janeiro.
Nesse indicador, não estão incluídos os investimentos diretos brasileiros no exterior nem os investimentos estrangeiros no Brasil. Além das reservas, os ativos brasileiros considerados no cálculo incluem créditos dos bancos brasileiros no exterior e aplicações financeiras de empresas e pessoas físicas.


Mais aqui.

Nenhum comentário: