segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Madeira apreendida em Tailândia será leiloada

Os 15 mil metros cúbicos de madeira irregular que foram apreendidos no município de Tailândia, no Pará, durante a operação Guardiões da Amazônia, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), serão repassados ao governo do Estado, que irá leiloar a madeira. A informação foi dada hoje (25) pela governadora do estado, Ana Júlia Carepa, ao participar da solenidade de lançamento do Programa Territórios da Cidadania, no Palácio do Planalto.

Segundo a governadora, os recursos arrecadados com o leilão da madeira serão utilizados para aparelhar o estado e para investir nos municípios atingidos pelo desmatamento ilegal. "Eles [os madeireiros] estavam acostumados a ser os fiéis depositários e acabavam utilizando a madeira. Agora, não vão mais utilizar a madeira que vem de origem ilegal", disse.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo do Estado, o mesmo procedimento deve ser adotado em relação à madeira ilegal apreendida em futuras operações. No ano passado, o governo do estado e o Ibama firmaram um termo de compromisso determinando que toda a madeira e demais subprodutos florestais apreendidos no Pará fossem doados à Secretaria de Meio Ambiente, que deve promover leilões administrativos. O dinheiro deve ser usado para o aparelhamento da fiscalização ambiental dos dois órgãos.

Na última terça-feira (19), trabalhadores de serrarias e carvoarias e populares fizeram uma manifestação contra a apreensão de madeira, o que determinou a paralisação da Operação Guardiões da Amazônia. A operação foi retomada no último sábado (23), com a apreensão de mais de 200 metros cúbicos de madeira apreendidos por não apresentarem licença comprovando ser de origem legal. A madeira foi transportada em 16 carretas e guardada em um pátio na região metropolitana de Belém (PA).

 

Fonte: Agência Brasil

2 comentários:

Anônimo disse...

Espero que o dinheiro, a ser arrecadado neste leilão, seja efetivamente aplicado nos municípios atingidos pelo desmatamento. Espero que não se reverta em benefícios para seus compatriotas e interesses meramente polícitos. A população que vive deste desmatamento possui família, necessita comer, trabalhar e se divertir.

Poster disse...

Pois é, Ryan, são pessoas que apenas querem sobreviver, independentemente de disputar políticas e paixões partidárias.
Abs.