sábado, 16 de maio de 2020

Comerciantes se revoltam com lockdown em Santarém e prometem resistir. Prefeito diz que está sendo alvo de “ameaças e intimidações”.


Olhem só como está a situação de momento em Santarém. É um clima de pré-conflagração, digamos assim.
Vejam esses vídeos mandados há pouco para o Espaço Aberto.
As imagens, sem dúvida pavorosas, são de hoje, logo depois que o prefeito Nélio Aguiar anunciou o lockdown no município, o terceiro maior do estado, depois de Belém e Ananindeua. O decreto começa a vigorar a partir de terça-feira, dia 19, e deve se estender até o domingo seguinte, 24.
“Após a decisão do lockdown recebi ameaças, intimidações, invasão do status do WhatsApp. Vejo dezenas revoltados, indignados, fazendo barulho com buzinas. Prefiro mil vezes ouvir o barulho das buzinas, do que o barulho do choro, o grito da dor da perda de um ente querido p Covid”, postou o prefeito em seu perfil no Twitter.
Até agora, Santarém registra mais de 270 casos confirmados de Covid-19, com 19 mortes. Segundo o Portal OESTADONET, a rede hospitalar de Santarém está esgotada para atendimento a pacientes graves com Covid 19. Na sexta-feira (15), não havia mais vagas na UTI do Hospital Regional do Baixo-Amazonas. Neste sábado (16), já há uma fila de 22 pacientes aguardando transferência para o HRBA.

"Buzinaço da direita"
Mas essas evidências, esses números, a realidade das mortes e do horror, nada, enfim, parece ser suficiente para contornar formulações ideológicas que claramente estão expostas nesta pandemia.
Um comerciante – presume-se que o seja - vestido, ora vejam só, com a camisa da seleção brasileira, diz assim: “Não tem o panelaço da esquerda? Estamos fazendo um buzinaço da direita. Todos querem trabalhar aqui”.
Impressionante. Ou imprecionante, como grafaria o nosso excelso ministro da (Des)Educação, Abraham Weintraub, esse çábio terraplanista.
A morte, meus caros, não escolhe bolsonarista, petista ou comunista.
Escolhe gente.
O vírus Covid-19, meus caros, não escolhe bolsonarista, petista ou comunista.
Escolhe gente.
Essa manifestação demonstra que a Administração de Santarém precisará dispor dos meios necessários para fazer cumprir o decreto e utilizá-los sem complacência, respeitando estritamente os próprios limites das sanções impostas no ato da Prefeitura.
Do contrário, será todo mundo na rua.

Nenhum comentário: