segunda-feira, 25 de maio de 2020

MP pede a extensão do lockdown por mais sete dias em Santarém

Hospital Regional do Baixo Amazonas terá o maior Centro de ... 

A Promotoria de Justiça de Santarém ajuizou, nesta segunda (25), ação com pedido de liminar para obrigar o Município a estender por mais sete dias o lockdown, que se encerrou ontem.
O MP argumenta que, ao contrário de informações da Prefeitura de Santarém, de que os índices os índices de isolamento alcançados durante o lockdown teriam sido satisfatórios, com o registro do patamar de 51%, dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, no dia 19 de maio, indicam que o município teve 48,2% de índice de isolamento social, bem abaixo dos 70% recomendados pela OMS. No dia 20 foi registrado 49,5% e em 21 de maio chegou-se a 51,8%.
O Ministério Público ressalta ainda que os números oficiais apontam o aumento do número de infectados pela doença e a possibilidade de disseminação do novo coronavírus em grande escala, havendo uma quantidade bastante elevada de contaminados, que atualmente já ultrapassa 776 casos confirmados e 51 óbitos. O último boletim, neste domingo (24), já registrou 865 casos confirmados.
A ACP destaca também que todas as ações em curso no município, no combate à pandemia do novo coronavírus, como a disponibilização de serviços como o da Escola Ubaldo Corrêa, no bairro da Conquista, que durante a semana de 16 a 22 de maio de 2020, fez em média 600 atendimentos diários, conforme informações.  A partir de hoje, haverá a expansão do serviço para Escola Princesa Isabel, no bairro Nova República.
Muito embora admita que esse serviço tem sido fundamental para atenção básica aos acometidos de síndromes gripais, tal providência “não revela ampliação de leitos de alta complexidade, que tenha capacidade de evitar a letalidade crescente no município. Entretanto, visa-se adotar medidas para garantia da saúde pública de uma população infinitamente maior do que a população tão somente do município de Santarém”, destaca.
A promotoria destaca ainda que os equipamentos em saúde instalados no município para média e alta complexidade servem para atender cerca de um milhão de habitantes, que compõe o cenário de atendimento do Hospital de Campanha e Hospital Regional do Baixo Amazonas.

Com informações da Ascom do MPPA

Nenhum comentário: