quarta-feira, 27 de maio de 2020

Ananindeua é a cara do nosso “novo normal”. Ainda vivemos uma tragédia, mas nem a percebemos mais, tão banal ela se tornou.


Olhem só.

Na quinta passada, 21 de maio, o Espaço Aberto escreveu na postagem EmBelém, no Pará e no Brasil, o "novo normal" será o velho normal. Com direito a enterrar as mãos na farinha em supermercados e feiras.:

Enfim, vocês acham que nos próximo dias, tão logo o município de Belém e parte do estado saiam do lockdown, o isolamento será gradualmente relaxado, conforme as autoridades indicarem?

Ora, se com o lockdown o grau de isolamento chegou no máximo a 58%, vocês imaginem sem lockdown.
Não sou ingênuo de acreditar nessas coisas. Prevejo que, na próxima semana, o povo vai toda para as ruas, como se nada estivesse acontecendo. Nada.
Em resumo: não sei vocês, mas eu, para acreditar que o Pará e o Brasil vão entrar em um novo normal depois dessa pandemia, preciso primeiro acreditar que Bolsonaro é um cara normal.
Enquanto eu não acreditar, não acreditarei no resto.

Pois espiem nas imagens.

Na foto do alto, publicada na edição desta quarta (27) do Diário do Pará, vejam como está sendo o novo normal em Ananindeua, o segundo maior município do estado. Ao lado, o registro de que o Pará despencou para 12º lugar no primeiro dia sem o te aquieta em casa senão tu é preso.

Na foto acima, a mesma informação – a queda do Pará no ranking do lockdown – disponível na edição de O LIBERAL.

Isso é um horror.

Estão sendo mais e mais infectadas.

Estão morrendo.

O último boletim da Sespa, divulgado às 19h de hoje, apontam nada menos de 31,6 mil infectados por Covid-19 em todo o Pará.

O número de mortos chega a 2.605, 40 apenas nas últimas horas.

Estamos em plena tragédia e nem a percebemos mais.

Com todo o respeito – todo mesmo – a aferições matemáticas apontando a queda dessa doença na Região Metropolitana de Belém, estamos diante de um quadro em que a pandemia ainda está num patamar muito, muito perigoso.

O decréscimo de casos, que estudos matemáticos apontam, teria sido suficiente para decretar-se o fim do lockdown?

E o interior?

É trágico o que vemos em vários centros urbanos importantes do Pará, como Santarém, o terceiro maior município do estado.

Por isso, foi tão fácil prever, como o blog previu, que o nosso novo normal seria traduzível pelo cenário que se vê em Ananindeua.

Ananindeua é cara do nosso novo normal.

Repita-se: isso é uma tragédia, e nós nem a percebemos mais, tão banais as tragédias se tornaram.

Nenhum comentário: