quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Trabalhadores retomam as obras em canteiro de Belo Monte

Após dois dias de audiências de conciliação entre a diretoria da Norte Energia e as comunidades indígenas, pescadores e ribeirinhos, as obras de construção civil no Sítio Pimental, um dos canteiros da Usina Hidrelétrica Belo Monte, voltam ao normal nesta quinta-feira (18). As reuniões da Norte Energia com os manifestantes foram coordenadas pelos procuradores da Fundação Nacional do Índio (Funai), Leandro Santos da Guarda, e pela procuradora do Incra, Analice Uchoa Cavalcanti, com a presença de representantes do Ibama, do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública do Estado do Pará.
As pautas de reivindicações dos indígenas, pescadores e ribeirinhos foram atendidas pela Norte Energia, empresa responsável pela construção de Belo Monte. Diante disso, os manifestantes concluíram sua saída do canteiro para que os cerca de 900 trabalhadores retomem as suas atividades a partir de hoje. Dos invasores, 45 embarcaram nos ônibus da empresa na noite de ontem e o restante, cerca de 35, partiram em voadeiras (pequenas embarcações) na manhã de hoje.Entre os pedidos dos indígenas estavam a construção de postos de saúde e escolas e informações sobre a reforma da Casa do Índio. Já os pescadores e ribeirinhos reivindicavam por alternativas de trabalho e pedem que a Norte Energia apoie as iniciativas para revogar a Instrução Normativa do Ibama que proíbe a pesca de espécies do rio.
A área próxima à ensecadeira, no sítio Pimental, estava ocupada desde 8 de outubro, com seguidas tentativas de diálogo com manifestantes. A Norte Energia informa que, apesar da paralisação, o cronograma da obra está mantido.

Fonte: Norte Energia

Nenhum comentário: