terça-feira, 23 de outubro de 2012

Apoio de Lula e do PT a Edmilson não preocupa os tucanos

Lula, Ana Júlia e Dilma, no comício final da campanha de 2010 em Belém: Jatene ganhou. Por mais de 300 mil votos.
Estrategistas da campanha de Zenaldo Coutinho (PSDB), candidato da "União em Defesa de Belém" à prefeitura, não estão lá muito preocupados com o anúncio de que o PT inteirinho - à frente a presidente Dilma e o ex-presidente Lula - resolver embarcar de mala e cuia na campanha de Edmilson Rodrigues, do PSOL.
Acreditam que os efeitos das vídeos em que Lula aparece anunciando explicitamente apoio em Edmilson deve ter efeito limitado em alguns segmentos e praticamente nulo - senão absolutamente nulo - em outros.
E citam como exemplo um caso recente.
Nas eleições de 2010, que coincidiu com a disputa presidencial, Lula, que ainda era presidente, com índices estratosféricos de popularidade, e Dilma, então candidata, mas já ostentando boa vantagem nas intenções de voto sobre o tucano José Serra, desembarcaram em Belém, ao vivo e em cores, em carne e osso, para dar uma forcinha à governadora Ana Júlia Carepa, a candidata petista que então disputava a reeleição, tendo como adversário o tucano Simão Jatene.
Mas não adiantou.
Jatene ganhou, e bem.
Venceu Ana Júlia com uma vantagem de 383.190 votos.
Esse fato leva o núcleo central da campanha de Zenaldo a manter o foco no mote da união do candidato com o povo para neutralizar os efeitos que o apoio de Lula poderia ter sobre o candidato do PSOL.

5 comentários:

Anônimo disse...

A Ana Júlia perdeu para o Jatene que ganhou o apoio do Jader. Daí as cinco secretarias. Em Sampa o Lula meteu a cara e o candidato petista está fazendo um estrago na campanha do Serra. Mas na vida tudo pode acontecer, imagine em política?

Luciana kellen disse...

É o que dizem. O contexto politico e de popularidade é completamente outro, comparando Ana Júlia e Edmilson. ANa Julia fez uma gestão de 4 anos de muita incompetência, ai não tinha Lula que fizesse milagre! Sempre digo: mais que a vitória de Jatene, foi a derrota de Ana Júlia. Eu ainda não decidi meu voto, e sei que muita gente esta como eu! Basta lembrar dos quase 20% (aproximadamente 200 mil pessoas) que não votaram no primeiro turno, e que podem estar indecisos neste. O "novo" para Belém está muito longe do que representa Zenaldo e Edmilsom, pelo menos pra mim. Mas não seria tola se estivesse no lugar de Zenaldo para sub-estimar o adversário!

Anônimo disse...

Edmilson malufou e vão se as favas tudo o que ele falou. tudo que ele dizia era pra “inglês ver”. Ele não sabia o que estava falando, não sabia de nada. Para obter o poder podem nos chamar de pateta com esse papo ideológico, mas na hora de chegar ao poder é: ”farinha pouca meu pirão primeiro”. Fazem acordos espúrios com quem eram inimigos mortais. Aquele papo de esquerda era papo furado. Então o Edmilson é Collor desde menino, pois a Dilma e o Lula foram beijar as mãos de um presidente expulso pelo povo do planalto, e fazer acordos de parcerias públicas privadas políticas. Para o candidato tudo vale e nós eleitores temos de ficar acreditando que precisamos ser enganados. Graças a DEUS, o STF, definiu o que é quadrilha. Devemos dizer aos candidatos que enganar o povo, também é crime contra o consumidor, crime contra o cidadão, crime contra a pátria.Lula está certo, nos é que estamos errados em acreditar nele.
Edmilson, pensas que o povo é bôbo?Pode trazer ministro,ex-presidente,presidenta ou presidente, pois o discurso ideológico de palanque universitário não me engana mais.Achei que tu era de palavra, que tinhas convicção, mas pelo poder tentarais enganar outros, agora , menos a mim. Era cego e não sabia.

Anônimo disse...

A diferença da eleição estadual para a municipal é que na estadual as pessoas votaram contra a Ana Júlia e não a favor do Jatene(a uma grande diferença). Enquanto que Edmilson não tem essa rejeição que a ex governadora tinha, já o governo de Jatene pelas ultimas pesquisas vem tendo uma boa por centagem de rejeição.

Anônimo disse...

duvido que não se preocupe.