sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Alianças deveriam ser seladas no meio da praça

Tempo de eleições.
Tempo de segundo turno.
Tempo de alianças.
De negociações.
De cambalachos.
Barganhas.
Propostas indecorosas.
Indecentes.
E nunca expressamente reveladas, por serem indecentes e indecorosas.
Isso não é noutro planeta, não.
É aqui em Belém mesmo.
A nós, jornalistas, nos informam de cogitações horrorosas.
De condições inaceitáveis.
Mas as cogitações são acolhidas e as condições, aceitas.
Os mais pragmáticos, digamos assim, dizem que eleição é assim.
Estão certos de essas coisas acontecem e devem ser toleradas porque, ora bolas, são banais.
É?
Matar é banal. Vamos tolerar?
Roubar é banal. Vamos tolerar?
Dar o mole para o guarda de trânsito é banal. Vamos tolerar?
Fazer xixi na rua, aqui em Belém, é banal. Vamos tolerar?
É claro que não.
Então, a parada é a seguinte: essas negociações, como as que selam alianças para o segundo turno, deveriam ser travadas à vista de todo mundo.
Os interessados nas negociações deveriam montar um palanque ali na Praça da República, debaixo daquelas mangueiras ali por perto da Banca do Alvino, e negociar claramente, na frente de todo mundo.
Só assim seriam evitadas as barganhas indecorosas e as condições, como se diz, nada republicanas.
E por serem indecorosas e nada republicanas, as barganhas são desconhecidas, absolutamente desconhecidas dos eleitores.
Os eleitores, no entanto, deveriam saber em que condições o Fulano vai apoiar o Sicrano, e não o Beltrano.
Mas nunca sabem.
Por quê?

2 comentários:

Anônimo disse...

È uma pena que o Governo do Estado do Pará não tenha feito injunções nesse empresa para tentar que ao menos um desses voos fizesse escala em Belém (ao menos o que sai de Brasília).
Hoje, para ir ao Estados Unidos temos que ir a Manaus, esperar quase 3 horas e depois embarcar a Miami. E não é só esperar quase 3 horas. O preço da passagem aumenta muito.
Manaus é completamente fora de rota de Belém e temos que nos submeter a isso, por que? Porque não há disposição desses políticos de nível federal tampouco do Executivo estadual.



Deu na folhaonline.


Em meio a uma das maiores crises de sua história, a American Airlines tenta se reerguer ampliando a presença no mercado brasileiro.

Azul aposta em 11 novas cidades para crescer

A companhia, que lidera em oferta de voos para o Brasil dentre as empresas americanas, está lançando 33 voos até o final do ano, totalizando 111 frequências semanais.

O primeiro novo voo começou no dia 1º: entre São Paulo e Nova York, que é o segundo voo diário da companhia nessa rota. Em dezembro, os voos de Brasília e Belo Horizonte para Miami, hoje com quatro frequências semanais, serão diários.

Alguns dos novos voos funcionarão apenas na alta temporada. Caso das frequências entre São Paulo e Dallas, que, no período entre 13 de dezembro e 13 de fevereiro, subirão de sete para dez. Em recuperação judicial, a AA enfrenta uma série de problemas de manutenção, cancelamentos e boicote por parte de pilotos.

Mestre Chico Barão disse...

DANÇANDO AO SOM DO BRITANICO SATATUS QUO!

Caro Paulo

Navegando no espaço virtual encontrei alguém de inspiração burocrática que na sua visão acha o povo da capital em “Status Quo “conservador!

Em uma inspiração colocada por ele como weberiana nos promete pistas sobre o que posta referente às eleições!

Descobre que o Psol é de esquerda é que o Zenaldo representa continuidade ao colocá-lo no centro conservador!

Da como prognostico a ida dos eleitores (Fã Clube) do Jefferson para o Zenaldo a migração dos votos do Anivaldo para o Zenaldo e a doação dos votos do Priante para o Zenaldo.

Completa seu raciocínio o Jordy (aliado do Zenaldo) e o PT iram para o Psol que configura a imagem fantástica de um morto por ser de esquerda expressa na palavra espectro!

Usando uma idoneidade de cara ou coroa onde só vale se a moeda não cair em pé conclui que ao acontecer o realinhamento eleitoral de sua previsão o Zenaldo sai na Frente e chega à frente! Concede-se um habeas corpus preventivo até Domingo lembrando que os candidatos não são donos do voto recebido, que nada é definitivo em política, que se os perdedores não mantiverem sua coerência iram se desmoralizar!

Eu acho que se o eleitorado de Belém tivesse o “Status Quo “conservador o Anivaldo não teria o percentual obtido nem os marqueteiros procurariam explorar mudanças!

Acho também que no puro, Socialismo e Social Democracia são mudanças bruscas na administração exercida pelo RR (Refugo de Reciclagem).

Que todos os mencionados podem seguir o caminho apontado por ele é lógico, uma lógica que pode parecer ainda mais lógica se colocarmos que toda regra tem exceção, no caso o PMDB que definirá como prosseguir através de garantias reais!

Talvez tais pistas sejam como colocou em seu livro “Os Donos do Poder” Raimundo Faoro, seu conceito de CAPITALISMO ORIENTADO é um conceito de inspiração weberiana , onde ele se nega em atribuir um papel hipostasiado à economia em relação à política!

Parágrafo inicial do que li “””Quem vai ganhar o segundo turno? não sei, não tenho bola de cristal. A ciência política de inspiração weberiana trabalha com a noção de tendências probabilísticas,””” . Meu complemento “” Tendências que podem traduzir aquisição racional de lucros burocraticamente organizado, como um demonstrador de produtos em super mercados, no prove e compre”””!

Quando usou a palavra ASERTIVA para definir antecedentes lógicos engoliu um “S” , seria mera coincidência ou um singelo aviso para quem tem três e pode perder um virando ditador de segunda guerra em segundo turno?

Vale lembrar que o primeiro single do grupo Status Quo foi “PICTURES OF MATCHSTICK MEN”

Qual seria a tradução de Matchstick Men, você sabe, pergunto porque não lembro?

MCB