sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Semáforos acelerados, congestionamentos monstruosos

A CTBel, se é que pretende mesmo mudar sua imagem, precisa mudar com urgência o tempo daqueles semáforos que ficam no cruzamento da Duque com a Doutor Freitas, no bairro do Marco, bem em frente ao Hangar.
Aquilo ali, fora de brincadeira, é uma Babel, sobretudo nos horários de pico.
Os semáforos têm quatro tempos. E no máximo de 60 segundo para cada sentido – dois sentidos em relação à Duque, dois sentidos à em relação à Doutor Freitas.
Resultado: os congestionamentos monstruosos que se formam, sempre em horários em que os agentes da CTBel deveriam estar por lá, mas nunca estão.

5 comentários:

Onizes Araujo disse...

Passo duas vezes por dia nesse cruzamento de ruas e essa realidade torturante tem sido uma constante há muito tempo.
Para ser criteriosamente correto, só lembro de ter visto guardas monitorando essa área uma única vez, exatamente no dia 7 do mês corrente quando os farois estavam inoperantes.
Criaram um retorno na Duque de Caxias, a 10 metros da Dr. Freitas, que só serve para atrapalhar pois ficam os veículos esperando a rotatividade dos semáforos e, com isso, as filas aumentam. Esse retorno seria até benéfico se possibilitasse uma faixa de tráfego exclusiva e contínua, o que permitiria uma fluidez constante para quem necessita retornar.
Agora que ouve-se falar que a nova gestora da CTBEL estaria pretendendo ouvir a população, seria aconselhável que um técnico fosse ver o caos que é passar por lá nas horas de pico.

Anônimo disse...

Tortura é o que passo todos os dias no bairro de Nazaré, mas precisamente nas ruas Generalíssimo Deodoro, Av. Nazaré, Quintino Bocaiuva, José Malcher, Alcindo Cacela e 14 de Março. E não é so no horário de pico não, é em qualquer horário. Não vejo um guarda da CTBEL controlando o fluxo de veículos e quando aparece algum é só pra aplicar multas de longe. Os semáforos não são sincronizados. Todos carros estacionam em qualquer lugar, os taxistas também e se acham os donos das ruas juntamente com os flanelinhas. Os motoristas de ônibus e outro condutores fecham os cruzamentos e ai ninguém consegue passar no sinal verde. E tudo isso numa área onde temos um dos pontos turísticos mais visitados em Belém que é a Basílica de Nazaré. Entra prefeito e sai prefeito e nada se resolve. Uma vergonha! Uma vergonha! Não só pra mim como pra todos que visitam esta cidade.

Anônimo disse...

Engraçado como as coisas evoluem, sejam boas ou ruins... quando eu era garoto o trânsito era responsabilidade do Detran, quem fazia a fiscalização era um batalhão de trânsito e, alguma coisa funcionava... Daí a lei mudou e veio a Ctbel com seus agentes concursados...

Muito bem, este final de semana na Praça Amazonas desviaram o trânsito para o espetáculo de bonecos, e pra minha surpresa havia 2 carros da fiscalização do Detran, ORGANIZANDO O TRÂNSITO COM AGENTES E APITOS!!!

Ah, claro que os agentes da Ctbel também estavam lá!!! Mas eles estavam tão animados numa "rodinha" de conversa na calçada que era injusto pedir que eles trabalhassem um pouco, né?

Será que não podemos propor uma lei que devolva ao Detran a fiscalização e organização do trânsito, que desintegre a Ctbel e realoque seus competentes funcionários para outros órgãos do município???

Anônimo disse...

O trânsito de Belém, realmente piora a cada dia. E a culpa por tudo isso, além do orgão que atende pelo nome de CTBEL, mas não serve para nada, é dos próprios motoristas.
Aqui há uma regra criada pelo povo que todos obedecem: "É permitido parar seu carro no meio da rua, o tempo que você precisar, com o pisca-alerta ligado, especialmente em frente de docerias, bares e edifícios.
Outra regra que contribui para o nosso trânsito foi elaborada pelos nossos "tão educados" taxistas, in verbis: "É permitido criar pontos de taxi em frente a qualquer edifício comercial, sem autorização legal, mesmo que atrapalhe o trânsito e dê precedente para que a faixa inteira da rua se transforme em acostamento e afine a via, diminuindo a vazão de carros, bastando para isso pintar o asfalto e colocar cones."

Felipe Andrade.

Anônimo disse...

ATENÇÃO BLOG, É NECESSÁRIO O SEGUINTE REGISTRO.

Ontem, 22/09, havia dois agentes da CTEBL, por volta de 12h, nos cruzamentos da Generalíssimo com a Gov. José Malcher, a Boaventura e a João Balbi.

Os agentes estavam impedidndo que os motoristas avançassem o sinal, mesmo aberto, a fim de evitar que fechassem os cruzamentos. Isso evitou os engarrafamentos e facilitou, em muito, o escoamento naqueles locais.

O ideal é que fiquem nesses locais entre 11h e 14h e das 17h as 20h, horários infernais.

Parabens à CTEBL, notadamente aos agentes que lá estavam cumprindo, e bem, suas tarefas.

Embora seja obrigação, não custa elogiar!

Talvez essa informação merecesse destaque na ribalta, a fim de incentivar todo o pessoal da CTBEL, pois todos ganharemos!