quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Orar para mudar o Brasil


Conheço uma oração mais poderosa do que a bomba atômica. Em minhas experiências, realidades têm sido radicalmente mudadas quando tenho coragem de fazê-la.
A oração do Pai-Nosso contém como segunda súplica o pedido para que seja feita a vontade de Deus, tanto na Terra como no Céu. Muita gente interpreta isso de um modo absolutamente passivo. Orar pela vontade de Deus equivaleria a aceitar mazelas de toda sorte. Nesse aspecto, interpretam o ato volitivo divino como algo tão-somente permissivo.
Mas não precisamos orar para que o natural ocorra. Do mesmo modo que não oramos para que o Sol nasça todos os dias. Veja que essa oração-modelo contém verbos de ação, incluindo o verbo fazer. Assim, orar para que Deus exerça sua vontade sobre o Brasil, por exemplo, equivale clamar por justiça. E invocar o modelo celestial implica desejar que Ele utilize sobre nós os métodos de seu Reino.
A vontade de Deus no Céu garante saúde, paz e habitação. A Bíblia afirma que lá não há doença, lágrima ou gente sem moradia. Respondida esta oração, Deus precisará tirar do poder um monte de políticos ineficazes, bons de papo e péssimos de governo. E há de conduzir alguém que enxergue os milhões que passam fome e padecem nos corredores dos hospitais sucateados do SUS. Muitos escravizados pelo aluguel. O Criador só ficará feliz quando cada homem no Brasil tiver uma vida digna, tais quanto seus anjos no Céu.
Igualmente, a justiça divina não admite ficha-suja. Segundo a Bíblia, Lúcifer e todos os anjos que não quiseram obedecer à ética celestial foram lançados fora. Vivem agora um período de liberdade provisória até que sejam definitivamente julgados e condenados. Para alguns exegetas haverá até aniquilação, isto é, pena de morte espiritual. Portanto, uma nação onde a vontade divina prevalece está livre de corruptos e corruptíveis.
E o que dizer das crianças? Delas é o próprio reino celestial. Logo, quando Deus responder nossa oração, sua perfeita justiça afastará da Terra os molestadores de menores e também políticos que não os consideram. Pedir para Deus realizar sua vontade acerca deste tema no Brasil é provocar alguém capaz de dizer: melhor será amarrar uma pedra no pescoço e lançar-se no mar a embaraçar um destes meus pequeninos.
A vontade de Deus deseja exterminar a abissal desigualdade de rendas no País. Deus não fica feliz com uma nação que paga milhões a um jogador de futebol e um salário de fome a seus trabalhadores comuns. Para Ele responder nossa oração, precisará talvez trocar nossos valores, de modo que deixemos de viver no mundo da fantasia. Sua vontade é que cada pessoa receba seu justo quinhão, sem diferença de cor, sexo ou raça.
Deus se movendo para atender a oração dos brasileiros, provavelmente terá de fechar um monte de comércios disfarçados de Reino de Deus. Arrancar suas placas e queimá-las na mesma fogueira do tráfico e do contrabando. "Dinheiro sujo!", dirá, indignado e mostrando sua verdadeira vontade. E não conhecerá religião oficial ou majoritária, porque, segundo Ele, a verdadeira religião é praticar assistência social e viver livre da corrupção do mundo. Esse será o critério. Quem estiver vivendo assim, será poupado.
Em resposta à nossa oração, Deus usará de misericórdia para com os pequenos crimes. Sempre que enxergar possibilidade de ressocialização, concederá o perdão judicial a milhares de homens e mulheres que estão vivendo a indignidade das cadeias sujas e superlotadas do Brasil. Em troca, encerrará atrás das grades os senhores de colarinho branco, que matam milhares e milhares e seguem impunes saqueando os cofres públicos. Teremos um mutirão carcerário.
Quando Deus realizar sua vontade no Brasil, o controle das contas públicas estará nas mãos do povo. Cada brasileiro poderá acessar o Siafi no seu computador de casa. Haverá transparência. Todo relatório secreto existirá para ser revelado.
Políticos que apóiam o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo não terão vez, porque Deus é o criador e o mantenedor da vida. E, no princípio, Ele criou macho e fêmea. Nos dará um governante que respeite as diferenças, sem porém legalizar o que Ele não projetou.
No próximo 3 de outubro, Deus deseja responder a oração principal dos brasileiros. A oração mais poderosa do que a bomba atômica. Mas, para isso, conta com homens sérios e comprometidos com a Nação. Pessoas dispostas a ser veículos dessa transformação, que enxerguem a situação do País e não seus próprios interesses.
Agora que sabemos qual a vontade divina, podemos orar com mais confiança. Podemos votar com liberdade, de modo ético e consciente. Votar a favor do que Deus quer para o nosso povo.

-----------------------------------------

RUI RAIOL é escritor (www.ruiraiol.com.br)

Nenhum comentário: