Montagem inédita da ópera Dido & Aeneas, do compositor inglês Henry Purcell, com libretto de Nahum Tate baseado na Eneida de Virgílio, regida pelo maestro francês Philippe Forget, estreia nesta quinta-feira, no Salão Transversal do Museu Histórico do Estado do Pará (Palácio Lauro Sodré, antiga sede do governo), A partir das 18h. Haverá uma reapresentação amanhã, sexta-feira. A entrada é gratuita.
"Dido & Aeneas", de Henry Purcell, é a mais antiga ópera e uma das mais importantes obras do repertório barroco da Inglaterra. Foi apresentada pela primeira vez em 1689, numa escola em Chelsea, Londres, dirigida por Josias Priest, que era um mestre de dança.
Nesta montagem em Belém, será encenada pelo Madrigal da UEPA (direção de Milton Monte, com participação especial da contralto Gabriella Florenzano), Quarteto de Cordas da UEPA (direção de Urubatan Castro), Camerata Vocal da EMUFPA (direção de Milton Monte) e Camerata Instrumental da EMUFPA (direção de Paulo Keuffer).
A História- A comovente história de Dido e Aeneas foi adaptada da Eneida de Virgílio. Enéas era um soldado de Trojan. Quando Tróia cai, parte com seus seguidores em sete navios, e naufraga na costa de Cartago, governada pela rainha Dido.
Dido e Enéias se apaixonam profundamente, mas a bruxa, disfarçada de Mercúrio, anuncia a decisão de Zeus a Enéias de que ele tem que partir e fundar Roma, cumprindo assim o seu destino. O herói, embora profundamente abalado, está preparado para cumprir o seu dever. Dido fica desolada e sozinha. Em seu desespero, ela se suicida.
Madrigal e Cameratas - O Madrigal da UEPA realiza trabalho ímpar na divulgação do repertório de música colonial brasileira e música antiga na região Norte do Brasil. Fundado em 24 de abril de 2001 por Milton Monte, ligado à Pró-Reitoria de Extensão da UEPA, tem se apresentado nas mais importantes salas de concerto e igrejas históricas de Belém: Theatro da Paz, Igreja de Santo Alexandre, Teatro Maria Sylvia Nunes, Catedral Metropolitana de Belém, Sala Ettore Bosio, Igreja do Carmo, Museu Histórico do Estado do Pará, Igreja das Mercês, Sala de Recitais da UEPA, Hangar Centro de Convenções da Amazônia, Igreja do Rosário da Campina, Centro de Convenções da UFPA entre outras.
Outro grupo que tem feito um trabalho relevante para a divulgação do repertório da música antiga em Belém é o Núcleo de Música Antiga da Escola de Música da UFPA, fundado em 2002 por Milton Monte e Arthur Alves, que abrange a Camerata Vocal e a Camerata Instrumental da EMUFPA. Desde 2003, quando viajaram para se apresentar no Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, o Núcleo de Música Antiga da UFPA e o Madrigal da UEPA têm se apresentado juntos.
PHILIPPE FORGET, Regente e Compositor
Nascido em 1970, o maestro francês Philippe Forget é Regente Coral e Orquestral, além de compositor de música vocal e diplomado em Fagote pela Academia Áustro-Húngara, de Budapeste.
MILTON MONTE, Cantor Lírico, Regente e Professor
Barítono paraense diplomado pela Guildhall School of Music and Drama, bacharel em Canto pela UNESP, mestrando da UFBA/UFPA, professor da Escola de Música da UFPA desde 2002.
SERVIÇO
Data: 23 e 24.09.2010
Local: Salão Transversal do Museu Histórico do Estado do Pará - Palácio Lauro Sodré, antiga sede do governo -, Praça D. Pedro II, s/n, CidadeVelha
Hora: 18 h
Ficha técnica-"Dido & Aeneas" (Henry Purcell): Quarteto da UEPA (dir. Urubatan Castro), Madrigal da UEPA (dir. Milton Monte, participação especial da contralto Gabriella Florenzano); Camerata Instrumental (dir. Paulo Keuffer) e Camerata Vocal da EMUFPA.Direção Cênica e Musical: maestro Philippe Forget; Direção Geral: Milton Monte.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Um comentário:
Apesar do avanço significante em quesito cultural nos últimos tempos, ainda é decepcionante como o Paraense não sabe apreciar uma boa musica , no caso ópera, conheço seu blog há pouco tempo e confesso que não saberia dos eventos 'eruditas sem sua informação, como o La Traviata, agora um clássico de Purcell, queria solidificar meu agradecimento em forma de comentário.
Não precisa aceitar o comentário, só queria deixá-lo sabendo que aprecio sua iniciativa.
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