sábado, 10 de outubro de 2009

Trasladação conduz 1,2 mi

No AMAZÔNIA:

A Trasladação de hoje à noite deve reunir 1,2 milhão de pessoas, segundo estimativas da Diretoria da Festa de Nazaré e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A procissão noturna, que antecede o Círio de Nazaré, tem saída marcada para 18 horas. A missa será às 16h30, em um altar montado num tablado nas escadarias do Colégio Gentil Bittencourt.
O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, presidirá a celebração. O ex-arcebispo de Belém fará o trajeto de 3,7km até a Igreja da Sé, na Cidade Velha. A previsão de chegada é às 23 horas. Durante a procissão, haverá diversas homenagens, como a dos Sindicatos dos Estivadores e dos Arrumadores do Pará, que soltam fogos de artifício em honra à Virgem de Nazaré.
Em uma análise dos últimos anos, a Diretoria da Festa de Nazaré e o Dieese-PA comprovaram que houve um crescimento progressivo no número de participantes da Trasladação. Essas pesquisas mostram que nos últimos seis anos, a estimativa de romeiros e turistas triplicou. Em 2000, estimou-se que o número de participantes foi em torno de 350 mil; em 2004, a estimativa chegou a um milhão de pessoas. Em 2008, cerca de um milhão e 200 mil pessoas prestigiaram a festa.
Também se notou uma mudança no perfil das pessoas que acompanham a Trasladação. Até 1997, era feita em sua maioria por pessoas de meia idade; no ano seguinte, esta situação começou a mudar com o crescimento no número de pessoas que passaram a acompanhar o trajeto, principalmente com a participação dos jovens, inclusive na corda dos promesseiros.
Um pouco diferente do que ocorre no Círio, o único carro que sai em procissão na Trasladação é a berlinda, levando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Os outros 13 carros só poderão ser vistos no domingo da grande procissão.
Segundo a história, antigamente, a Trasladação era chamada de 'antecírio'. A primeira Trasladação foi o próprio governador Francisco de Souza Coutinho, junto com o capelão do Palácio, padre José Roiz de Moura, que levaram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, da matriz até o Palácio. A data precisa e se houve ou não acompanhamento de pessoas do povo não se tem certeza.

Nenhum comentário: