sábado, 10 de outubro de 2009

Motociclistas também prestam homenagem a Nossa Senhora

No AMAZÔNIA:

Após a Romaria Fluvial, é a vez dos motociclistas prestarem as suas homenagens a Nossa Senhora de Nazaré. A motoromaria, que acontece há 19 anos, é realizada neste sábado com a saída prevista para as 11h30, da praça Pedro Teixeira. Milhares de motociclistas devem acompanhar a imagem da Santa até o Colégio Gentil Bittencourt. Na frente do colégio, o monsenhor Raimundo Possidônio dá uma bênção com a imagem e todos os motociclistas aceleram as máquinas como gratidão.
O percurso dura, aproximadamente, uma hora, percorrendo cerca 2,6 km. Durante o trajeto, o mesmo carro que conduz a imagem na Romaria Rodoviária (da Celpa) segue pelas avenidas Presidente Vargas, Serzedêlo Corrêa, Gentil Bittencourt, travessa 14 de Março e avenida Magalhães Barata, até chegar ao colégio Gentil.
Desde 2000, a procissão conta também com a presença de batedores da Polícia Rodoviária Federal para a proteção do carro que conduz a Nossa Senhora de Nazaré.
Após a chegada da Romaria Fluvial na Escadinha do Cais do Porto, em Belém, os romeiros se integram aos motociclistas que aguardam a imagem para conduzi-la na Moto Romaria, que surgiu no Círio de 1990. A iniciativa foi da Federação Paraense de Motociclismo, que decidiu também prestar a sua homenagem, que na época reunia pouco mais de 40 participantes.
Hoje a situação é diferente. O movimento cresceu e assim como nas demais romarias da quadra nazarena não são poucas às demonstrações de fé feitas à Virgem. Uma devoção que supera os limites do credo. Na avenida Gentil Bittencourt, por exemplo, já é tradicional a homenagem feita pelos membros do movimento messiânico. Este ano, mais de 3.500 mini ikebanas serão distribuídas aos romeiros.
De acordo com estimativas da Federação Paraense de Motociclismo, em 2008, a procissão contou com a participação de 14 mil motoqueiros e com 30 mil pessoas acompanhando ou assistindo.

Nenhum comentário: