terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sindicato deve ir à Justiça

No AMAZÔNIA:

O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Supermercadistas prometem ingressar hoje na Justiça contra os empresários que abriram seus estabelecimentos normalmente ontem, no Recírio e Dia do Comerciário. Uma liminar em favor dos trabalhadores proibia a abertura das lojas. Entretanto, todas as grandes redes de supermercados estavam funcionando. Por conta disso, o sindicato da categoria resolveu fazer uma fiscalização na cidade, percorrendo os principais supermercados e comprando alguma coisa para, munidos da nota fiscal - com data e hora da compra -, terem como provar na justiça que a liminar foi descumprida.
'Estamos preparando todas as provas e amanhã (hoje) cedo vamos ingressar com uma ação contra os empresários', ameaçou Alcenor Pantoja, secretário geral do Sindicato. A liminar previa multa de R$ 5 mil por funcionário para cada estabelecimento que estivesse funcionando. Apenas dois supermercados, Líder e Nazaré, conseguiram derrubar a liminar, graças a uma decisão judicial que saiu no final da manhã de sábado. Neste caso, Alcenor afirma que a classe dos trabalhadores deverá recorrer da decisão. 'Foi um absurdo. Até porque os trabalhadores estavam contando com essa folga. Jamais fomos contra a abertura dos supermercados desde que eles contratem mais. Existem casos de empresas que nem dão folga. Tem pai que não conhece seu filho, porque trabalha direto', exagera.
Consumo - Com os supermercados abertos, muitas pessoas aproveitaram o dia de folga para fazer compras. Alaci Correa, diretor do Nazaré, defende a necessidade de as lojas permanecerem funcionando aos domingos e feriados, já que, para ele, é o único momento que muitas pessoas têm para encher os carrinhos. 'Você está vendo o movimento como está. Se não fosse a decisão da Justiça, não abriríamos. Mas a própria Justiça reconhece que é retrocesso fechar. Nós somos um serviço público. Temos que atender a população', defende Alaci.
Segundo ele, nos domingos e feriados as vendas costumam aumentar 30%. O empresário afirma, ainda, que, graças aos domingos e feriados, os supermercados tiveram que contratar 15% a mais de funcionários do que seria necessário caso abrissem apenas durante a semana. 'O funcionário que trabalha no domingos, tem folga dentro do dia útil', diz.
No meio do fogo cruzado entre trabalhadores e empresários, estão os consumidores. A maioria defende que o trabalhador precisa de folga, mas ressalta a importância de ter um supermercado à disposição aos domingos e feriados. 'Eles têm muitos empregados e podem fazer rodízio. É muito ruim quando você precisa de alguma coisa e está tudo fechado', comenta a comerciante Conceição Nascimento, de 53 anos.
A estudante Daniela Cristina Oliveira, de 35 anos, diz que só tem tempo de fazer compras aos domingos ou feriados. 'Por parte dos funcionários, eu sei que é ruim. Mas pra gente é mais cômodo. Eu precisei comprar uma coisa para o meu filho e vim aqui', revela.

Nenhum comentário: