terça-feira, 27 de outubro de 2009

Procissão mais curta foi tranquila e durou meia hora

No AMAZÔNIA:

A romaria do Recírio, com um percurso de 650 metros, durou aproximadamente meia hora. Pelo menos 50 mil fiéis compareceram à romaria para se despedir e prestar uma última homenagem à Rainha da Amazônia.
Ao contrário das outras 10 procissões do Círio, no Recírio, a imagem não é conduzida na berlinda, mas sim em um andor, carregado durante todo o trajeto pelos diretores da Festa. Para os fiéis, uma oportunidade de ver mais de perto a representação de tanta devoção. 'Assim, fora da berlinda, ela fica tão próxima. A gente consegue até ver melhor, com mais detalhes', acredita a costureira Maria Aparecida Gomes, 47 anos. Este ano, por estar se recuperando de uma cirurgia nos olhos, o Recírio foi a única procissão do Círio que ela conseguiu acompanhar.
Em meio a multidão, Maria Aparecida deixou a Praça Santuário e seguiu a imagem peregrina de Nossa Senhora pelas avenidas Generalíssimo Deodoro, Nazaré e Magalhães Barata, até o colégio Gentil, onde outra multidão de fiéis já aguardava a chegada da imagem. Por questão de segurança, os portões de acesso ao pátio do colégio foram trancados antes da chegada do andor - um grande número de romeiros já se encontrava no local antes mesmo das 7 horas - mas não houve tumulto. Muito pelo contrário. O cortejo foi tão tranquilo que, mesmo depois de entrar no pátio do colégio, a imagem saiu novamente para que um número maior de fiéis pudessem saudá-la.
Nas escadarias do Gentil, cercada pelos diretores da Festa e pelos membros da Guarda de Nazaré, a imagem de Nossa Senhora recebeu as duas últimas homenagens: uma queima de fogos e o adeus dos fiéis, que balançaram lenços brancos para se despedir. Depois da despedida, a Virgem foi conduzida à capela do colégio.

Nenhum comentário: