quinta-feira, 15 de outubro de 2009

“Preferimos nossa terra abençoada a qualquer outra”

Do leitor Felipe Tupiniquim Ramoa sobre a postagem “O paraense é que se coloca na condição de se sentir menor”:

O Anônimo do Sul está enganado. Não totalmente, mas em parte.
Você, anônimo do Sul, tem todo o direito de se cansar dessa história de “preconceituoso Sul/Sudeste”, mas infelizmente ele existe, e não precisa ir até o Sul/Sudeste do Brasil para descobrir.
Mas, como você é do Sul, talvez seja mais difícil de enxergar. Entretanto, esse fator não deveria (e acho que não ocorre) influir na iniciativa de produzir.
Concordo que o Norte tem um potencial turístico fantástico, porque engloba praias lindíssimas, regiões de cachoeiras, complexos naturais tipicamente amazônicos: florestas, índios, rios, etc. E um povo extremamente acolhedor.
O caboclo do Norte é um homem muito receptivo, daqueles que entrega sua rede ao turista desconhecido e vai dormir no chão.
E o povo do Norte dá valor sim à sua terra. Falta sim uma cultura turística para a região Norte, com certeza, com valorização desse potencial, estruturação pelo Poder Público e investimento pelo setor privado.
Mas certamente, Anônimo do Sul, você confunde quando fala do povo.
A ação de reclamar advém da própria cultura do povo brasileiro, e acho que o faz com razão. O que não podemos é reclamar e cruzar os braços, com certeza.
Anônimo do Sul, o povo do Norte, ao contrário do que você escreveu, não se sente menor do que ninguém não; muito pelo contrário.
Nós, os papa-chibés, preferimos nossa terra abençoada com tanta beleza e tranquilidade da Amazônia, do que qualquer outra. Não tenha dúvida disso.

7 comentários:

Anônimo disse...

O ANÔNIMO DO SUL DEVE SER PAULISTA

Anônimo disse...

COM CERTEZA!

D. Jorda disse...

Paulista ou não, não interessa, pois a verdade latente é que o povo paraense, salvo as exceções, são um povo pacato, desmotivado e preguiçoso, sem educação, sem princípios básicos de higiene e comportamento! (lemos muito disso nos blogs da esfera paraense).

O Pará é o que é hoje devido a força dos imigrantes que recebeu e recebe do sul e sudeste que chegam aqui com espírito de trabalho, de luta e que faz e acontece. O paraense limita-se a preocupar somente com o que vai comer hoje, amanhã? Ah, é outro dia, deixa prá lá! se contenta com pouco.
Só que depois, fazendo-se de vítima para acobertar e justificar suas atitudes inglórias, salta logo para dizer que é o Pará e os nativos são explorados pelos sulistas, explorados como? alguém tem que fazer acontecer....

Já observou quantas empresas do Pará são de imigrantes??? Quantas são de paraenses natos?

Ah, costumo perguntar quando me deparo com essas cenas: Qual a profissão dele? Respondo em seguida: Paraense!

Esse comentário não tem o objetivo de ofender ninguém, caso seja esse o entendimento, peço desculpas, pois é assim que vejo o Pará!

Igor disse...

Poster,sou de Santa Catarina, moro em Belém há 7 anos, concordo em grande parte com o Anônimo do Sul...adoro o Pará, amo Belém, mas PELOAMORDEDEUS, o povo é mal-educado, porco (fax xixi na rua, em plena luz do dia, joga côcos e bagaços de laranja pelas janelas dos ônibus, jogam lixo no meio da rua, etc...) o atendimento no comércio aqui é PÉSSIMO, e por aí vai... nem estou falando do trânsito, que infelizmente está caótico em todas as grandes capitais do Brasil, nem estou querendo engrandecer o sul, que também tem suas mazelas, mas nesses quesitos básicos, o sul ganha de lavada... Todos os restaurantes, lojas, comércio e serviços em geral, que são administrados por pessoas do sul, já sentimos a diferença no atendimento, na educação em tratar os clientes. O povo paraense é hospitaleiro sim, pode até dar sua rede para o turista dormir, mas isso, sinceramente é o mínimo que se faz por um visitante que vem conhecer a cidade.

D. Jorda disse...

Se me permitem, corrigindo o Anônimo - 17:09 e seu ratificador Anônimo - 23:44

Paulistas não são do sul, na verdade são do Sudeste, a região sul compreende os seguintes estados: Rio Grande do Sul (Gaúchos), Santa Catarina (Catarinenses e/ou Barriga Verde) e Paraná (Paranaense).

Bento Gonçalves disse...

Eu também prefiro essa terra abençoada a qualquer outra, mas vamos combinar, parar um ônibus coletivo no meio do trânsito, para o cobrador ir na porta de trás desse mesmo ônibus colocar o p***to para o lado de fora da porta para fazer xixi...por favor, isso é coisa de gente civilizada??? Nunca vi uma cena dessas no Rio Grande do Sul.

Unknown disse...

Se ele é do sul, nunca pode ser paulista.