quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Não é só a CTBel que contribui para a bagunça no trânsito

Justiça se faça.
Não é apenas a CTBel – a pior empresa pública do Pará, do Brasil e de todas as galáxias – que contribui para o caos no trânsito.
Motoristas – muitos deles - também contribuem para isso.
O que se vê mais em Belém é motorista – de carros particulares, de ônibus, de táxis, de órgãos públicos – fechando cruzamentos, justamente nas ocasiões de maior congestionamento.
Vejam a foto acima.
Foi tirada pelo repórter, por volta das 12h30 de ontem, enquanto enfrentava, com mais trocentos motoras, o inferno, o tumulto, a bagunça em que se transformou o trânsito na avenida Nazaré e transversais.
O cruzamento que aparece aí na foto é da avenida Nazaré com a Rui Barbosa.
Observem que o cruzamento está fechado.
Veículos que trafegavam pela avenida Nazaré e pela Quintino estão embolados no meio da rua.
De cada dez motoristas em Belém, sete se põem embaixo do semáforo, justamente quando ocorrem congestionamentos.
Poderíamos todos nós, que dirigimos, dar uma mãozinha à CTBel.
Já que a CTBel é sempre ausente e só se faz presente quando é para multar, bem que poderíamos, todos nós, ter a consciência de que isso é mal para o trânsito.
Ah, sim...
E o motorista do carro aqui da redação, quase todas as vezes em que evita avançar – para não fechar cruzamentos -, ouve buzinaços dos motoristas que estão atrás.
E que eles querem porque querem que o motorista do carro aqui da redação avance de qualquer maneira, mesmo que isso implique fechar o cruzamento.
Aliás, observem que a foto foi tirada antes da faixa. É que o motorista da redação estava parado, esperando que o meio do cruzamento ficasse livre, para poder avançar.
Pois é.
É essa deseducação no trânsito – como a protagonizada por motoristas que fecham cruzamentos – que precisamos evitar.
Não dá para evitarmos isso?
Não podemos dar uma mãozinha à CTBel, a pior empresa de todas as galáxias?
Será que não dá?

5 comentários:

Anônimo disse...

Amigo a CTBEL nao e empresa publica. Pois se assim fosse, como ela foi criada erroneamente, no Governo Edmilson Rodrigues, jamais poderia COBRAR e APLICAR MULTAS, eis que uma EMPRESA PÚBLICA não detém o PODER DE POLÍCIA. O que se conclui que no inicio de sua criaçao várias pessoas pagaram por multas que nao poderiam serem cobradas, dada a natureza da CTBEL. Quando preparamos uma AÇAO CIVIL PÚBLICA para coibir isso, via OAB, a entao, na epoca CRISTINA BADINI, correu e tratou de mudar para AUTARQUIA......quando efetivamente pode exercer o PODER DE POLICIA, matéria atinente ao ramo do Direito Administrativo.
Se assim pudesse, empresa publica como é a ECT - CORREIOS , poderia multar um cidadao que colocasse ou nao colocasse uma caixa coletora de correspondencias e assim por diante.
Um grande abraço,

ADVOGADO-ANONIMO

Anônimo disse...

O trânsito em Belém produz um sentimento unânime de que é uma bagunça geral.O jornalista está certíssimo ao afirmar que nós, motoristas, poderíamos sim ajudar deixando de cometer os absurdos que cometemos, como, ele tão bem mostrou, avançarmos o sinal quando ele fica amarelo. Porém, a verdade é que tais absurdos seriam evitados, desestimulados, se a CTBEL estivesse presente.Mas nunca temos um guarda prá organizar, educar e até multar, se for o caso, nas ruas da cidade. Esse é o papel dela.Mas é incrível o que nosso Prefeito atual fez, ele consegui desestruturar a cidade completamente.Mas ainda assim leio que as chances dele se eleger são muitas. Sinceramente, Belém e o Pará não merecem políticos desse quilate.Eu votei nele, confesso. Contudo, foi uma única vez, pois a primeira experiência foi amarga e suficiente para nunca esse ato falho não volte a ocorrer.

Anônimo disse...

Isso é mesmo uma vergonha! Concordo plenamente, todos cobram da Ctbel, mas poucos fazem a sua parte em termos de cidadania e respeito para com os outros!

Anônimo disse...

A CTBEL é culpada, sim, porque não coibe o que tem que coibir!
Não adianta choramingar, colocando a culpa ns motoristas, que são, mesmo, irresponsáveis.
Quanto se comete uma ilegalidade e o Estado não coibe, dá carta branca para que a ilegalidade seja outra vez cometida.

D. Jorda disse...

Fato inusitado ocorrido nesta semana num semáforo da Duque, circulando sentido Hangar deparei com um Ctbel multando avanço de sinal vermelho e outras coisinhas... na volta, 10/15 minutos depois tinha faltado energia no Bairro (Oh, que novidade!) e acredite se quizer o Cetibéu tinha rasgado na braquiara e deixado o caos instalado no semáforo!

Pergunto: Isso é digno de uma empresa que deveria zelar pelo trânsito???