sábado, 24 de outubro de 2009

A luta de moradores contra o Líder e o Magazan

Leitores há que mandaram pra cá alguns comentários insinuando – apenas insinuando – que talvez tenha sido exagerada a ação proposta pelo Ministério Público contra o Líder o Magazan e a prefeitura, pelo uso indevido de um Grupo Diesel Gerador (GDG) como fonte de energia complementar.
“Se um motorzinho desses faz todo esse estrago, imagina o que acontece quando somamos os ônibus que passam pela Nazaré, muitos deles a mais de 60 km/h só para aproveitar o sinal amarelo ou, irresponsavelmente, ultrapassar o sinal vermelho”, chegou a dizer um Anônimo.
Pois a leitora Rejane Bastos vem ao blog é diz que o “motorzinho” não é bem um “motorzinho”.
Leiam abaixo:

-------------------------------------------

O "motorzinho" é um potente grupo de três geradores que faz estremecer até os edifícios, além de emitir gases tóxicos que contaminam toda a atmosfera, de forma difusa. O entorno não é de "ricos", mas de cidadãos de todas as classes, antes de mais nada seres humanos.
Imagine você não poder abrir a janela da tua casa por causa dos gases, além de ter que suportar por horas uma barulheira infernal todo dia?
Essa estória de rico e pobre é discurso inócuo, sem sentido, que só promove a desunião. Os moradores lutam desde 2005 contra esse tormento diário e só agora obtiveram uma resposta do MP. Quanto aos carros de som, eles existem porque enxurradas de pessoas frequentam esse tipo de evento, gerando lucro que estimula a prática.
Cabe ao cidadão lutar pelos seus direitos. Por acaso os que estão incomodados com o carros já se manifestaram, ajuizando ações ou denunciando nos órgãos competentes?
A Justiça é inerte e morosa, cabe a cada um de nós agir, ao invés de ficar só reclamando. No caso do gerador, os moradores foram à luta e há quase cinco anos lutam por seus direitos. E ainda assim, não têm a garantia de êxito, pois tudo agora depende do Judiciário, que, esperamos, cumpra com seu dever.

5 comentários:

Renato disse...

Porque somente no supermercado da Doca? O que os moradores do entorno deste tem de diferente dos moradores do entorno dos demais supermercado de Belém?
A ação do MP deveria se estender aos demais super-mercados e Shopings, pois para diminuir os custos com energia elétrica todos eles usam este artifício.

Anônimo disse...

O comentário do motorzinho foi meu e é uma pena que o blog e a comentarista tenham concluído que ele "insinua" uma ação despropositada.

Despropositado foi a interpretação de vocês, que parecem se preocupar mais com o próprio telhado.

Querer comparar um, dois ou três grupos geradores com milhares de motores de ônibus, isto sim é inusitado.

Aliás, geralmente um motor de ônibus equivale a um grupo gerador.

Anônimo disse...

peço também atenção par o gerador do hilton
quem mora ou trabalha por perto é altamente intoxicada com o reíduo preto que é expelido pelas chaminés alem de um ruído de motor de barco constante,fora o cheiro de resíduos

Anônimo disse...

Parece que os comentaristas não entenderam que a atuação do ministério público foi provocada pela ação de um grupo de moradores que têm todo o direito de lutar pela qualidade de vida na área onde moram. Se a mesma coisa acontece em outros estabelecimentos, por que os vizinhos não protestam? Por que não se unem e exigem uma atitude das autoridades? Triste é ver que a união de pessoas por melhorias legítimas é logo desclassificada por quem não tem a mesma capacidade. Moro longe, muito longe do Líder da Doca, mas torço para que os moradores vençam essa parada.

Anônimo disse...

Anônimo das 00:22,

Capacidade só conheço um que tem: o do programa "Metendo a bronca", do Anaisse.