terça-feira, 20 de outubro de 2009

A incivilidade é resultado só da inércia do Poder Público?

A incivilidade, a falta de educação e a falta de consciência do paraense em preservar suas coisas é mesmo impressionante.
Costumamos – todos nós – cobrar do Poder Público que se mantenha vigilante, célere, eficiente e praticamente onipresente para coibir o desrespeito e a indisciplina que afetam equipamentos públicos em todos os lugares, a cada momento, a cada minuto num período de 24 horas.
Mas costumamos – todos nós – fechar os olhos para o fato de que o Poder Público não tem, nem aqui nem na China, a capacidade de se fazer presente a toda hora, em todo lugar, para coibir absurdos e abusos.
Vejam.
Nos últimos dias, há times de marmanjos e crianças batendo gostosas peladas no canteiro central da Duque.
Vejam na foto acima. Cliquem para ver melhor.
Foi tirada pelo repórter no início da tarde de domingo (18).
Os garotos que aparecem estão batendo bola - que não aparece, infelizmente -, na Duque, entre Enéas Pinheiro e Lomas.
Há peladas constantes em outro trecho da avenida, aquele que vai da travessa da Vileta até a Mariz e Barros.
Eles sabem que não podem fazer aquilo.
Sabem que cometem uma transgressão.
Sabem que destroem o gramado.
Sabem tudo isso.
Mas continuam jogando bola por lá.
Valem-se, para isso, da inação ou da inércia da prefeitura.
Mas, independentemente da inação ou da inércia da prefeitura, por que insistem nessa conduta odiosa?
A mesma coisa acontece com quem trafega às proximidades de prédios históricos e tombados.
Com quem descarrega no meio da via pública, em áreas centrais da cidade.
A mesma coisa com que faz xixi no meio da rua.
Por que fazem isso, se sabem que não podem e nem deve fazê-lo?
Por quê?

9 comentários:

Anônimo disse...

Pobres meninos! Não têm um clube para frequentar, nem um condomínio de luxo para brincar e nem uma praça ou quadra para jogar.

Onizes Araujo disse...

A abordagem desse problema, ao longo de sucessivos posts, é mais que pertinente e, apesar disso, a ação para coibir esses abusos não se faz presente.
Quer ver outro problema?
Experimentem passar pela Trav. Perebebui, entre a Duque e a Visconde de Inhauma em determinadas horas, como - por exemplo - às 18:00hs.
É carro de auto escola em ambos os lados da rua e quase não sobra espaço para se trafegar.E afirmo isso, pois é meu trajeto diário passar nesse perímetro. Chega a ser perigoso, pois quem dirige precisa acautelar-se para não ser abalroado pelos aprendizes que almejam a carta de condução.
Essas auto escolas deveriam procurar lugar mais adequado para treinamento dos seus alunos, mas com o beneplácito da prefeitura..... dá nisso aí.
Houve época em que essas aulas eram na área do estacionamento do Mangueirão, onde o tráfego de pessoas e veículos era quase zero. Hoje não sei como está, mas o correto deveria ser em área que não oferecesse qualq1uer risco.
Tratando-se de Belém, onde não temos prefeito atuante, onde as autoridades do trânsito são ineficientes e incapazes, resta o conformismo compulsório.
Até quando ?

Márcio Saldanha disse...

Morei nas proximidades da Mariz e Barros (Tv Estrela) com a Duque, é lamentavel observa tal imagem e também sou testemunha em outras oportunidades de imagens semelhantes que não valorizam o espaço hora recuperado. Porém chamo atenção para o fato que há alguns anos existiam campos em toda a extensão da Av.Duque de Caxias e que estão acabando com as quadras de esportes existentes na Av. 25 de Setembro, dada a necessidade de acabar com aquele zigue-zague insuportavel.
Vamos olhar a Av. Marque de Herval bonita, arborizada, com boa iluminação e pessoas até se reunem em grupos a tarde ou a noite a baixo das arvores, pois bem ali também tinha espaço para praticas de esporte, e não somente fotebol.
Me extendi ou pouco demais, mais é necessário mostrar que não há mais espaços nos bairros destinados aos boleiros de fim de tarde ou fim de semana, claro que pode juntar uma galera fazer "vaguinha" e alugar uma hora, bastante disputadas por sinal, em arenas existentes aos redores. Espaços privados para as pessoas terem um momento de lazer onde o poder publico sumiu com áreas públicas de uso comum a todos, bem pelo menos aos boleiros.

Unknown disse...

O canteiro da Duque já serviu de latrina e campo de futebol. Qual será sua próxima utilidade??? Ponto de venda de drogas? Ponto de venda de tacacá ou churrasquinhos?

Bem que o blog poderia fazer uma enquete para verificar as 1001 utilidades de uma das "obras estruturantes" do governo (???) Duciomar Costa.

D. Jorda disse...

Tudo é uma questão de oportunismo, e nada destaca mais os belemenses quanto serem oportunistas, um canteiro central bacana, largo, dando sopa, vamos utilizar como campinho de futebol (já presenciei esse pequenos infratores jogando bola no canteiro central da Duque com a Humaitá num dia chuvoso, a grama, coitada, foi tomada pela lama gerada pelas patas dos "meninos".

Voltando ao oportunismo, são oportunistas no trânsito, nas filas de bancos, mercados, padarias, são oportunistas ao ocuparem cargos públicos, ao ocuparem cargos em empresas da iniciativa provada, são oportunistas inclusive, pasmem, em utilizar um canteiro central de uma avenida como latrina para seus cães e para eles mesmos, lembram do comentário do João Paulo? O Canteiro da Duque também é uma latrina, são motoristas de ônibus oportuistas ao não pararem para um idoso subir pois querem ficar a frente do ônibus concorrente na linha, taxistas são oportunistas no trânsito (que eu morda minha língua) mas vcs vão concordar comigo, os taxistas, ah, os taxistas os maiores oportunistas desta cidade, os maiores infratores das leis de trânsito,..., como repudio os taxistas de Belém (não usarei nem exceção, entre aspas), até vendedores comissionados nas lojas são oportunistas, pois após vc gastar um enorme tempo atrás do produto que precisa ao encontrar e dirigir ao caixa, meus Deus, aparece um vendedor oportunista oferecendo-se para colocar seu código no produto, vou parar por aqui, pois para onde vc olha em Belém, vê um oportunista FDP tentando levar vantagem em algo...

João Paulo, aposto em mais uma utilidade para o canteiro central da Duque, como ano que vem será o ano das eleições, irão fechar a Duque e montar um palanque bem no meio do canteiro para os Dudus da vida pedirem votos para os portadores da cultura "IG"!

Anônimo disse...

Anônimo das 13:27, E nem escola para estudar?

Anônimo disse...

D. Jorda, que maravilha de termo você cunhou para os paraenses, OPORTUNISTAS, realmente concordo, a falta de educação, civilidade, civismo, etc., etc., etc., do paraense pode ser cunhada nesta palavra, OPORTUNISMO!

Unknown disse...

Bem lembrado, D. Jorda. Chega a ser surreal a quantidade estapafúrdia de aproveitadores e oportunistas no nosso cotidiano em Belém. Sejam eles no trânsito; taxistas; vendedores que estão longe do cliente, mas na hora de irmos ao caixa, brotam abruptamente do meio de vitrines, do amontoado de roupas e sapatos; Se você quer vender seu imóvel, vem aquele vizinho que você nunca viu perguntando quanto é a comissão; no trabalho então....ainda mais no ramo em que atuo, em que tenho que lidar com conflitos provenientes das famosas "bicicletas" ou "caneladas"; Se eu fosse elencar as diversas situações em que já presenciei algum tipo de oportunismo aqui em Belém, poderia estar concluindo uma tese de Mestrado.

Anônimo disse...

POR QUE NÃO SE MUDAM PARA O PIAUÍ?