quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A bagunça, a indisciplina, o abuso. Bem no meio da rua.

Belém, teu nome é bagunça.
Belém, a indisciplina dos teus te transformou numa bagunça.
Belém, quem deveria cuidar de ti se omite impiedosamente e contribui para a bagunça.
Vejam a foto acima.
Foi tirada por leitor do blog na manhã desta segunda-feira (21), na Rua 28 de setembro, no Comércio.
Mostra um caminhão da White Martins fazendo a descarga de cilindros de oxigênio. Porém, parado no meio da rua e impedindo todos os carros de passarem. Por causa disso, o congestionamento afetou inclusive parte da Presidente Vargas.
Pelo horário, é um absurdo, é intolerável a carga e descarga de qualquer produto, principalmente em uma rua de grande tráfego, e que só tem uma pista.
“A cidade não comporta mais absurdos e desrespeitos deste tipo. Qualquer problema no trânsito tem uma capacidade de afetar diversas ruas, dado o "efeito multiplicador" dos congestionamentos”, diz o leitor.
O curioso, acrescenta ele, é que, a uns 20 metros à frente, havia um local onde o caminhão poderia estacionar e fazer a descarga do material.
“O problema só não foi prolongado porque, logo em seguida, parou no congestionamento um carro da polícia civil, que, após discussão com o motorista do caminhão, mandou que saísse imediatamente do caminho e parasse de atrapalhar o trânsito”, informa o leitor.
A solução para evitar esse tipo de bagunça, pondera o leitor, é fixar horários de carga e descarga na cidade, como existe nas grandes cidades brasileiras. O que, claro, não se compatibilizaria nunca com uma rua de uma única faixa, como é a 28 de setembro.
Aliás, o blog lembra que a promotor público Benedito Wilson Sá está com ação civil pública engatilhada para obrigar a CTBel a adotar, justamente, a fixação de horários para o tráfego de veículos de carga nas ruas centrais de Belém.
O promotor garantiu ao blog, por telefone, que já está trabalhando na ação.
Deverá ajuizá-la ainda nesta semana.

8 comentários:

Renato disse...

Sugeriria ainda que caminhões de três eixos fossem proibidos de circular na cidade. O asfalto não comporta este peso e cede além de atrapalhar o transito.

Rodolfo Coutinho disse...

Fato semelhante ocorreu hoje, por volta das 8:30, na rua Augusto Corrêa. Um motorista desses caminhões de cimento tentou ultrapassar um ônibus na Bernado Sayão, não conseguindo. Com raiva, na Augusto Corrêa, o motorista do caminhão de cimento emparelhou com o ônibus, quase que se chocando, fechando a rua para quem vinha no sentido contrário. Não contente com isso, o motorista ultrapassou o ônibus, parou e engatou a ré, ameaçando bater no ônibus. Ele ficou na frente do ônibus por cerca de 5 minutos, impedindo que o ônibus saísse e quase provocando um acidente.
Esse motorista sem noção não leva em consideração que um ônibus está cheio de vidas.

É uma bagunça o trânsito de Belém.

Anônimo disse...

PB,


Isto não é nada perto do que acontece na rua Bernal do Couto entre Doca e Wandenkolk, sobretudo nos finais de semana à noite.

Vou-te mandar fotos e, se possível, imagens - pode ser?

Lafayette disse...

Paulo, esaa sequência "Belém, teu nome é bagunça" é o retrato do caos do trânsito nessa cidade do Grão Pará.

"Incivilidades", é o conceito que uso nesses casos.

Acho que os blogs (tem até blogs "especializados" em denunciar as boçalidades nas ruas da Província) exercem um papel importante nesses casos, já que o instante, o flagrante é capturado no ato e publicado sem cortes, sem mas...

Veja uma foto, e uma das "incivilidades" que já publiquei no meu blog, que retrata "a indisciplina dos teus", como bem ressaltas:

http://xipaia.wordpress.com/2009/09/02/incivilidade-11-a-the-best-da-besta/

Essas fotos me fazem lembrar daquele quadro que tinha no "o Liberal" (ainda tem?): ESCAMBAU ILUSTRADO. Abraço.

Anônimo disse...

Parabéns ao blog por proporcionar espaço e divulgação das inúmeras barbaridades que são cometidas por toda essa pobre cidade sem lei.
Que os leitores aproveitem esse espaço mais do que aberto para denunciar as avacalhações da administração tragédia do Dududanado!
valeu!

Poster disse...

Vou ver lá, Lafayette.
E mandem fotos para o blog.
Abs.

Anônimo disse...

Caramba... Cada vez mais me dói esses acontecimentos em Belém e no pará como um todo, imperando a incivuilidade, a falta de respeito com os outros cidadãos. Uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes com comportamento de tráfego (e transporte público) de cidade de interior. E nenhum interesse das autoridades (por sinal, onde estão?) em alterar a situação. Uma tristeza só.

ElderFerreira disse...

É sempre bom lembrar que quem faz o trânsito são as pessoas.