domingo, 25 de outubro de 2009

Igreja espera 40 mil na Noite dos Fogos

Por NOELY LIMA, do AMAZÔNIA:

A expectativa é que cerca de 40 mil pessoas acompanhem hoje a queima de fogos do encerramento da Festa de Nazaré. Este ano o Instituto de Artes do Pará (IAP) será o palco do espetáculo pirotécnico, após uma semana de muita polêmica e impasses sobre o local que abrigaria os fogos. A mudança foi uma forma de garantir a segurança dos fiéis que prestigiam o espetáculo, além de preservar a Basílica de Nazaré.
A decisão pelo Instituto ficou acertada após uma reunião entre a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e a direção do IAP, na noite da última terça-feira, 20. A Secult permitiu a realização no local, mas fez recomendações que visam à preservação do prédio que é patrimônio histórico tombado em nível estadual.
O show pirotécnico está previsto para as 22h30, sendo que a alameda Alberto Ramos será isolada a partir do meio-dia. A estimativa é de que o espetáculo dure mais de dez minutos. Desde 1997 que a queima de fogos era realizada no campo de futebol do quartel do Exército, mas este ano a autorização foi negada por medidas de segurança. A primeira opção para a queima de fogos era o colégio Gentil Bittencourt, mas o espaço foi descartado devido à aproximação de um posto de gasolina, localizado na travessa 14 de Março.
Antes da liberação, o IAP passou por vistoria feita por técnicos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Pará (Crea-PA), acompanhados por representantes da Diretoria da Festa. Durante a vistoria, os bombeiros levaram em consideração fatores como altura de explosão dos fogos, calibre ou diâmetro do produto, tipo dos fogos, quantidade de pólvora usada e a distância em relação ao público. Outro ponto positivo na escolha é que o Instituto dispõe de uma área central com mais de nove metros quadrados, totalmente descoberta, além de ficar localizado ao lado da Basílica Santuário de Nazaré, o que facilitaria a visão dos romeiros. Uma estrutura de compensado foi montada no novo local para abrigar os fogos. A intenção é garantir a inclinação adequada para evitar a queda de estilhaços em direção ao prédio da 28ª Circunscrição de Serviço Militar do Exército.

Nenhum comentário: