quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Assembleia define polêmica entre ambulantes e Seurb

No AMAZÔNIA:

Uma assembleia geral será realizada hoje de manhã, no bairro do Comércio, com o Sindicato dos Camelôs e Vendedores Ambulantes da Região Metropolitana de Belém e membros da Câmara Municipal (CMB). O objetivo é definir os rumos da briga entre a Secretaria de Urbanismo (Seurb) e os camelôs da Padre Eutíquio, que foram notificados no último dia 14 para retirar as barracas das calçadas da travessa. A expectativa dos ambulantes é que os vereadores consigam a liberação de espaços na cidade para que eles possam ser remanejados antes que a Justiça determine a saída imediata dos ambulantes do local.
De acordo com Rubens Alves, vice-presidente do sindicato, a categoria aguarda com ansiedade uma solução para o caso. Isso porque eles não querem ter prejuízo nas vendas logo no final do ano, quando o comércio está bastante aquecido com o Natal. No entanto, caso eles não tenham uma resposta favorável ainda hoje, uma missa será marcada na igreja da Trindade. 'Se as coisas não acontecerem como a gente espera, vamos realizar uma missa e rezar, que é o que nos resta', disse.
Sobre o prazo para a retirada dos ambulantes, a Seurb informou que nenhuma data foi estipulada para a saída dos trabalhadores. Segundo o diretor do Núcleo Setorial do Código de Postura da secretaria, Marcos Alvarez, os camelôs estão fazendo confusão em relação à notificação, que foi apenas preventiva.
O processo do shopping está em tramitação na 3ª Vara da Fazenda da Capital, sob responsabilidade juíza Rosileide Maria da Costa Cunha, desde novembro do ano passado. Marcos Alvarez informou ainda que o local prometido para abrigar os camelôs, o Espaço da Palmeira, deverá ser concluído em até dois meses. E que, enquanto isso não acontece, também será realizado um levantamento de outras áreas para abrigar os ambulantes. .
O Amazônia tentou contato com o Ministério Público do Estado para obter melhores informações sobre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que estabeleceu no dia 27 de agosto que a prefeitura teria um prazo de 60 dias para entregar o Espaço da Palmeira. No entanto, segundo a assessoria de imprensa, o promotor Marco Aurélio Nascimento, autor do TAC, está em viagem a trabalho.

Nenhum comentário: