domingo, 25 de outubro de 2009

Adeus emocionado à Virgem

No AMAZÔNIA:

Milhares de lenços brancos agitados por braços estendidos em despedida à Nossa Senhora de Nazaré. Esta será a bela e já tradicional cena que vai encerrar amanhã mais um Círio. 'Os lenços distribuídos aos fiéis simbolizam paz e fé, e representam o adeus à Virgem', explica kléber Vieira, diretor de Procissões do Círio 2009. Segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré, mais de 50 mil fiéis são esperados este ano para participar do Recírio, a última das onze romarias que compõem a quadra nazarena. A procissão marca a volta da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à capela do Colégio Gentil Bittencourt.
A celebração do Recírio completa este ano, um século e meio de tradição. A primeira procissão de despedida à Nossa Senhora remonta a metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Por muito tempo, o Recírio foi realizado no domingo à tarde com a volta da imagem para a capela do Palácio do Governo. Ainda conhecido como 'Último Ato da Festividade Nazarena', a procissão se encerrava ao chegar na praça em frente ao Palácio, onde era realizada uma missa, seguida de um espetáculo de fogos de artifício.
Atualmente, o Recírio se inicia antes mesmo do nascer do sol. Este ano, a celebração começa às 5h. Será realizada a subida da imagem original da Santa que é levada ao Glória, sobre o altar-mor da Basílica Santuário de Nazaré, e guardada numa redoma de cristal. 'A igreja fica lotada. É um momento muito bonito, porque os fiéis contemplam a imagem que foi encontrada por Plácido. É um instante precioso', diz Kléber Vieira. A cerimônia é realizada pela Diretoria de Evangelização, no Presbitério da Basílica, desde 1969, com a mesma imagem que foi encontrada pelo cabloco Plácido, que originou a história de fé do povo paraense.
Em seguida, às 6h, começa a missa campal. A procissão tem início por volta de 7h, e percorre cerca de 650 metros. Saindo da Praça Santuário, a romaria segue pela avenida Generalíssimo Deodoro, depois a avenida Nazaré, e percorre a avenida Magalhães Barata até as escadarias do Colégio Gentil Bittencourt, onde os devotos que fazem parte da Guarda da Santa realizam mais uma oração. O trajeto dura, em média, 45 minutos, e é marcado por demonstrações de fé: são cantos e orações que emocionam os devotos que seguem pelas ruas, além de fiéis que companham a procissão das janelas de suas casas.

Nenhum comentário: