segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Treino a peregrinação

No AMAZÔNIA:

Faltando menos de dois meses para a comemoração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2009, a Diretoria da Festa promoveu, na manhã de ontem, um treinamento que faz parte do processo de preparação dos dirigentes de peregrinação do Círio 2009. Foi um momento de formação e comunhão entre todos os que se dispõem a trabalhar voluntariamente nas paróquias da Arquidiocese de Belém. Conforme avalia César Neves, diretor coordenador da Festa de Nazaré, os dirigentes precisam, de forma espontânea, ter iniciativas que levem ao evangelho. César acrescenta ainda que é preciso ter liderança nas comunidades para se tornar um dirigente de peregrinação.
'Este trabalho vai além das festividades do Círio - afinal a evangelização deve ocorrer o ano todo. É um trabalho efetivo junto à população católica', destaca César, que acrescenta: após o curso, cerca de 600 pessoas estarão aptas a trabalhar como dirigentes de peregrinação em vários bairros de Belém. O diretor conta ainda que, durante o encontro foi lançada a publicação Lectio Divina - leitura orante. Trata-se de um livro que permite diversas reflexões quanto à palavra de Deus. O impresso foi apresentado pelo monsenhor Raimundo Possidônio, administrador arquidiocesano de Belém. Cerca de 800 pessoas participaram do evento.
A aposentada Helena Braga se propôs a trabalhar como dirigente de peregrinação. 'Com este trabalho estou aumentando a minha esperança e fé. Com isso tenho cada vez mais coragem e bom humor para vencer as adversidades da vida. Por isso sempre peço à Nossa Senhora de Nazaré que aumente cada vez mais a minha fé e que dei-me a vossa benção', comenta. Helena escolheu ser dirigente por acaso, e participa há 38 anos das manifestações. 'Primeiro fui convidada a ajudar nas peregrinações. No ano seguinte me tornei dirigente. Comecei este trabalho há 37 anos e não pretendo parar', revela.
As peregrinações começam a acontecer após o dia 21 de agosto, data em que ocorre a Missa do Mandato. Durante a celebração desta missa são abençoadas as imagens de Nossa Senhora de Nazaré. Este ano o Mandato ocorrerá às 20 horas, na Basílica Santuário de Nazaré. Cada dirigente deve levar a sua imagem para ser abençoada.
A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré de casa em casa foi criada em 1972, pelo padre Giovanni Incampo, com o intuito de uma melhor preparação espiritual dos devotos para o Círio. Para ser um dirigente de peregrinação basta se identificar com o trabalho. Todos os anos são lançados convites nas paróquias sendo livre a participação.

Nenhum comentário: