quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Sespa confirma 61 casos de gripe A no Pará

No AMAZÔNIA:

Já são 61 os infectados pelo vírus H1N1 no Pará. O número foi informado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que divulgou ontem o boletim semanal com o balanço da doença no Estado. Do total de casos confirmados, 49 foram atestados laboratorialmente e 12 por avaliação clínica. Até ontem, segundo a Sespa, 29 casos suspeitos aguardavam resultado laboratorial, que devem ser informados a qualquer momento pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém.
Atualmente a Coordenação de Vigilância em Saúde da Sespa o Estado do Pará monitora 15 casos suspeitos, que permanecem em tratamento hospitalar aguardando resultado. A Sespa informa que os casos positivos são provenientes ou residentes dos Estados Unidos, Argentina, Chile, Bolívia e outros estados do Brasil, como Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Amapá e Rio de Janeiro. Depois do isolamento, domiciliar ou hospitalar, todos os casos confirmados voltaram ao convívio social, como prevê o protocolo do Ministério da Saúde.
A Vigilância em Saúde da Sespa pede que as pessoas fiquem atentas aos sintomas da gripe A, como febre superior a 38º C, tosse e dispneia ou outro sinal de gravidade, que, se ocorrerem dentro período de isolamento domiciliar devem fazer o paciente procurar assistência médica na rede pública ou privada.

Nenhum comentário: