sábado, 1 de agosto de 2009

Pará já registra 50 casos de gripe suína

No AMAZÔNIA:

Dos 16 exames realizados ontem pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) em amostras para o vírus H1N1 cinco deram positivo. Do total de análises, quatro foram de pacientes de Belém e desses apenas um deu positivo para a gripe suína. Com isso, sobe para 50 os casos confirmados no Pará. Os outros casos são dos Estado do Marahão e Ceará.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), pacientes sob suspeita de contágio por H1N1 que possuam planos de saúde devem procurar atendimento na rede hospitalar conveniada de seu plano, já que no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) o atendimento será feito apenas para os casos mais graves e encaminhados pela rede assistencial de saúde pública do SUS (Sistema Único de Saúde).
Ontem, no Hospital Geral da Unimed (HGU), no bairro de Fátima, em Belém, uma criança de aproximadamente quatro anos teria recebido atendimento no setor de urgência e emergência. Segundo uma testemunha, a criança chegou ao hospital em um táxi, de onde foi retirada por médicos e enfermeiros, todos com máscara cirúrgica, que a levaram para ser examinada.
Em nota, a diretoria da Unimed Belém informou, através de sua assessoria de imprensa, que os clientes da cooperativa que estiverem com suspeita de gripe A devem procurar as unidades de recursos próprios da Unimed, onde receberão o devido atendimento. Em caso de internação, os clientes serão encaminhados ao Hospital Geral da Unimed (HGU), no bairro de Fátima, para receber o tratamento com medicações e orientações fornecidas pela Sespa. O hospital mantém uma área isolada para atendimento a esses casos.
Ainda de acordo com a Cooperativa Médica, dois pacientes que estavam internados no HGU com suspeita de terem contraído o vírus, receberam os devidos cuidados e tiveram alta ontem mesmo.

Nenhum comentário: