terça-feira, 11 de agosto de 2009

Mais presos fogem em Belém

No AMAZÔNIA:

Até o fechamento desta edição, policiais militares haviam conseguido recuperar apenas cinco dos 26 presos que escaparam da Seccional do Guamá na noite do último domingo, 9, por volta das 21h30. Renan Macedo Garcia, 18, Antônio Casemiro da Silva Jerônimo, o 'Demonhão', 42, Anderson Ferreira Machado, o 'Prejudicado', 25, e João da Silva, 27, foram recapturados em um matagal bem próximo ao prédio da seccional algumas horas após a fuga. Já Fabrício Lobato Vaz, de 18 anos, também foragido depois de passar três meses preso por assalto à mão armada, foi com a mãe e a irmã se apresentar à polícia espontaneamente no fim da manhã de ontem. Um sexto homem que havia fugido no último mês de junho também foi recapturado.
Os bandidos, a maioria presa por assalto a mão armada, serraram os ferrolhos da porta da cela e depois escaparam pelo telhado. De acordo com o delegado titular da seccional, Emir Medeiros Miranda, os presos que não escaparam estão agora na antesala da cela que foi danificada, para evitar novas fugas. Um inquérito policial foi aberto para investigar o caso e equipes da Polícia Militar continuam fazendo buscas pela cidade para recuperar os demais foragidos.
Durante as buscas pelos fugitivos na área, os policiais encontraram Raimundo André Monteiro Dias, de 23 anos, que havia fugido da carceragem do Guamá em junho deste ano. De acordo com o investigador Assis, chefe de operações da seccional, a cela contava com 33 presos no momento da fuga e agora, com as recapturas, possui 13 detentos.
Arrependido - Fabrício, um dos presos recuperados, contou que demorou apenas um dia para que o buraco na parede por onde os presos escaparam fosse cavado. Ele disse ainda que não queria fugir porque está com audiência marcada para o dia 18 de agosto, ocasião em que será determinado se o acusado é culpado ou inocente pelo crime que resultou em sua prisão. 'Ele chegou em casa muito nervoso, quase nos matou de susto quando apareceu, nós não sabíamos de fuga nem nada', contou Ana Célia Lobato, mãe de Fabrício, à polícia. A família do preso mora próximo ao Pronto Socorro Municipal do Guamá e o foragido teria chegado à pé na residência dos familiares. 'Nós conversamos e eu expliquei pra ele que era melhor se entregar, a audiência já está marcada, não adianta fugir agora. Ele me contou que fugiu porque ficou com medo na hora, nervoso', relatou.
O delegado Emir Miranda informou que, provavelmente, a serra que os presos utilizaram para abrir os ferrolhos da cela foi jogada por uma brecha no telhado que servia para ventilar o local. No entanto, aindda não há como confirmar a informação. O delegado disse ainda que apesar de domingo ter sido o Dia dos Pais, o efetivo não estava reduzido. 'Todo preso quer fugir, ficamos aqui todos os dias, mas eles sempre têm um plano diferente', explicou.
Fugas - Esta foi a segunda fuga de internos que aconteceu anteontem em Belém. No mesmo dia, cinco jovens fugiram do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa), no Jardim Sideral. A fuga aconteceu por volta de 13 horas, após os 89 adolescentes que vivem no local terem quebrado um dos muros do prédio. Eles portavam facas, estiletes, tijolos, serras e paus e destruíram grande parte da estrutura do centro.
No último dia 2 de agosto, 56 presos fugiram das carceragens das seccionais de Marituba, Paar e Cremação.

Nenhum comentário: