quinta-feira, 19 de março de 2009

Todos os alunos da UFPA terão conta de e-mail

A maior universidade federal do país, em número de alunos, oferecerá e-mails institucionais para todos os seus estudantes. O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA já cedia e-mails para servidores, alunos de pós-graduação e discentes ligados a projetos de pesquisa e extensão, num total de cinco mil contas e, agora, estenderá o serviço para 36 mil novos usuários.
Os primeiros estudantes a receberem e-mails serão os cinco mil calouros 2009. “Montamos um cronograma para implementar, gradativamente, os novos endereços eletrônicos a todos os nossos alunos utilizando os dados cedidos pelo Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC). Durante as matrículas nas Faculdades, os calouros receberão uma carta de saudação assinada pelo reitor, Alex Fiúza de Mello, que conterá, também, informações e esclarecimentos sobre as responsabilidades que os usuários devem ter e como eles podem acessar seus e-mails pessoais ”, esclarece Socorro Palheta, gerente de Suporte e Infraestrutura do CTIC.
Os endereços eletrônicos serão gerados automaticamente, ou seja, sem que os alunos tenham de solicitá-los e as novas contas terão uma mesma estrutura: nome.sobrenome@instituto.ufpa.br. Assim, um aluno do Instituto de Letras e Comunicação, chamado Átila Macedo Brito, terá o e-mail atila.brito@ilc.ufpa.br. Os homônimos serão evitados com o acréscimo de um novo sobrenome ou inicial no endereço da conta. As senhas geradas serão personalizadas, mas poderão ser trocadas pelos usuários do serviço. “Até o final de abril, todos os calouros, na capital e no interior do Estado, terão acesso ao serviço e, até o início do próximo semestre, os demais estudantes também começarão a receber e-mails institucionais”, garante a gerente.
Para os alunos, as principais vantagens de utilizar o e-mail da UFPA são a identificação do usuário como estudantes da Universidade; o acesso a serviços, como os da Biblioteca Central; a participação nas listas de discussões sobre as resoluções e decisões administrativas na Instituição, como as já mantidas na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação; a facilidade de acesso aos programas didáticos utilizados pelos professores em sala de aula, como o Moodle; e a possibilidade de interação plena entre estudantes, faculdades e demais Unidades da UFPA.
Os estudantes podem tirar dúvidas e buscar informações sobre o serviço de e-mail institucional por meio:
* Sagitta, Central de Atendimento on line do CTIC, no site www.ctic.ufpa.br
* Gerência de Atendimento ao Usuário: 3201.7391, 3201.7288 ou 3201.7802.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPA

Um comentário:

Poster disse...

Anônimo das 17:06,
Excelente.
Vou verificar lá no Diário Oficial.
Obrigadíssimo.
Abs.