segunda-feira, 2 de março de 2009

Parceria pela paz no Estado

No AMAZÔNIA:

O entorno do espaço São José Liberto, que durante muitos anos abrigou um presídio, foi escolhido para abrir oficialmente, na manhã de ontem, a programação da quaresma 2009 e a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema 'Fraternidade e Segurança Pública' e lema 'A paz é fruto da Justiça'. Milhares de fiéis assistiram à missa campal celebrada pelo arcebispo Dom Oranio João Tempesta, que contou com a presença da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, do secretário de segurança pública, Geraldo Araújo e do titular da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Roberto Martins, entre outros membros do governo.
Dom Orani ressaltou a importância da presença das autoridades do poder Executivo e disse que o tema da Campanha da Fraternidade 2009 é uma reflexão não apenas para os 42 dias da quaresma, mas deve ser visto como um plano de ações para o futuro em parceria com a igreja. Com esse mesmo objetivo Igreja e Estado assinaram um protocolo de intenções de ações conjuntas.
O protocolo, assinado pela governadora Ana Júlia e por Dom Orani, como representante da 2ª Regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), prevê que os órgãos do poder Executivo estadual, em especial a Segup e a SEJUDH, estarão à disposição da CNBB e da Arquidiocese para ações conjuntas na área social e assistencial, tanto nas comunidades quanto nos presídios, em um trabalho que possa ajudar na recuperação dos sentenciados e na prevenção à violência.
Ao assinar o protocolo, a governadora Ana Júlia destacou a importância da abordagem do tema da violência pela Campanha da Fraternidade. 'É uma campanha que há mais de 40 anos tem prestado contribuições históricas com a sociedade. Sabemos que o compromisso maior com a segurança é do Estado, mas o combate à violência deve ser uma responsabilidade de todos', declarou a governadora, acrescentando que, da parte do Estado, novos policiais foram contratados e a Polícia está sendo reaparelhada. 'São mais de 600 novas viaturas, entre carros, motos e lanchas, e mais de mil novos policiais, treinados não só para a ação de combate, mas também com atenção redobrada às questões de direitos humanos', afirmou Ana Júlia.
Dom Orani ressaltou que o protocolo formaliza a parceria entre Igreja e Estado, que precisa investir mais e em diferentes áres, não apenas no combate ostensivo à violência, mas também nas políticas sociais. 'Sabemos da importância das ações de segurança, de policiamento para garantir a tranquilidade do cidadão nas ruas, mas também é necessário o fortalecimento de políticas de assistência para que esse cidadão possa ter garantidos os seus direitos de alimentar sua família com dignidade, de ter seu trabalho e sua renda', afirmou o arcebispo, que após a celebração conduziu os fiéis em caminhada pela paz até a praça Batista Campos.

Nenhum comentário: