quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Tarso agora vê "problema técnico" com a Satiagraha

Na FOLHA DE S.PAULO:

O ministro Tarso Genro (Justiça) condenou ontem o que chamou de "espetacularização" da prisão de pessoas pela Operação Satiagraha e afirmou que isso causou um "problema técnico" para o inquérito, o que prejudicou o andamento das investigações.
"Essa investigação sobre quem vazou aquela Operação Satiagraha, porque vazou, expôs aquelas pessoas publicamente sem nenhum tipo de necessidade, o que causou inclusive um problema técnico para o inquérito. Eu sou contra qualquer tipo de espetacularização das investigações, sou contra a exposição pública das pessoas, porque as pessoas ainda não foram julgadas, e esta orientação da PF está funcionando de maneira eficaz. Houve uma exceção, a exceção da Satiagraha. E essa exceção prejudicou o andamento das investigações", afirmou ontem Tarso.
A Operação Satiagraha prendeu o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. As prisões foram registradas pela Rede Globo e um inquérito investiga o vazamento das informações. O inquérito também investiga como as informações sobre a investigação chegaram ao conhecimento da Folha, que revelou a preparação da Satiagraha em abril.
Depois, quando questionado mais uma vez sobre o prejuízo para as investigações da Satiagraha, Tarso disse que não haverá, já que a nova equipe que comanda a operação seria totalmente técnica e que "todos os elementos probatórios que estão sendo construídos agora estão livres de qualquer eventual vício que tenha ocorrido na coleta de provas anterior".
Também disse que "não tem idéia" do que deverá ser incluído como "informações obtidas de forma legal" nesse relatório.
Em entrevista em julho à Folha, o ministro havia dito que os equívocos da operação, em referência à espetacularização, não iriam comprometê-la, pois a "investigação foi muito bem-feita e as provas são robustas".
À época, ele afirmou ainda: "Protógenes fez um trabalho brilhante de natureza técnica, independentemente de ter cometido equívoco ou não".

Mais aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

É o caso de lembrarmos que as declarações do Ministro lembram Pirandello:" assim é se lhe parece.."

Caramba!

Bom dia, Paulo. Um abraço.

Poster disse...

Bom dia, Bia.
A realidade, para esse pessoal, não é propriamente a realidade.
É a que eles criam, não é?
Abs.