quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Paraense vai soletrar no Rio

No AMAZÔNIA:

Foram cerca de duas horas de processo seletivo, 15 jovens candidatos vindos dos quatro cantos do Estado e quase 200 palavras para soletrar diante da banca examinadora. Toda a disputa foi encarada com bom humor pelos estudantes (mas em clima competitivo, é claro) e acompanhada de perto por familiares e acompanhantes que fizeram torcida em silêncio.
Neste clima, a capital paraense sediou à manhã de ontem, no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), a final regional da seletiva para a versão 2009 do quadro 'Soletrando', do programa 'Caldeirão do Huck', exibido às tardes de sábado na Rede Globo de Televisão - e, nela, o grande vencedor foi o jovem Elvis Jones Araújo de Almeida, de 12 anos, de Tailândia, selecionado para representar o Estado na disputa que envolve estudantes da rede pública de todo o Brasil.
De pegadinha de sala de aula e brincadeira de criança, a arte de soletrar ('ler pronunciando separadamente as letras e juntando-as em sílabas', conforme definição do Aurélio) se tornou instrumento de uma divertida avaliação do ensino de língua portuguesa brasileiro. Desde 2007, o quadro 'Soletrando' do 'Caldeirão do Huck' virou sucesso de audiência ao testar o conhecimento de gramática de estudantes entre 12 e 16 anos, selecionados e vindos de todos os cantos do país por meio de seletivas regionais.
Neste ano, se inscreveram da seleção no Pará 15 jovens da rede pública estadual e municipal.

Nenhum comentário: